15.3 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Poços recebe a 8ª edição do “Pint of Science Brasil”

- Publicidade -
foto divulgação

O Pint of Science nasceu em 2013, como uma iniciativa de pesquisadores da Inglaterra. Foi realizado pela primeira vez no Brasil em 2015, quando foi trazido da Inglaterra pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Logo, o evento conquistou as pessoas pela forma descontraída com a qual explica a dinâmica das pesquisas. Em 2016, foram sete municípios; em 2017 o festival esteve em 22 cidades; em 2018, foram 56 participantes, e em 2019, chegamos ao primeiro lugar mundial com 89 cidades recebendo o festival; em segundo estava a Espanha, com 72. Em 2018 e 2019 o Pint of Science Poços de Caldas alcançou a maior média de público por bar por noite no estado de Minas, 165 pessoas/noite/bar em 2018 e 185 pessoas/noite/bar em 2019. Além disso, foi o único evento no país a contar com tradução em Libras para algumas das palestras. Tudo isso contribuiu para o sucesso do evento e uma excelente recepção pelo público, tendo atingido mais de 1000 pessoas.

A pandemia de covid-19 atrapalhou o crescimento do festival, que foi obrigado a ser cancelado em 2020 e realizado apenas de forma online em 2021. “Mas em 2022 decidimos retomar o trabalho de tornar Ciência e Tecnologia verdadeiros assuntos para um papo de buteco! E foi um grande sucesso!”, dizem os organizadores.

- Publicidade -

O festival acontece neste ano de 2023 em Poços de Caldas ao longo de dois dias consecutivos no mês de maio, dias 23 e 24. O objetivo é criar um canal de comunicação direto entre os cientistas e a sociedade. Durante o festival, os pesquisadores conversam com o público de forma descontraída e respondem perguntas. Os temas continuam diversos: qualidade e tratamento das águas, inteligência artificial e ChatGPT, mudanças climáticas, história, a tecnologia dos vidros, ensino de ciências, vida dos insetos e a dança dos continentes. A proposta dos bate-papos é esclarecer dúvidas e apresentar as últimas descobertas nessas e em outras áreas do conhecimento. Será uma oportunidade de o público conversar com os cientistas, entenderem como funciona a pesquisa científica e descobrirem dificuldades e belezas da ciência. Tudo isto de forma descontraída. “Por isso, este ano firmamos uma parceria com a Liga das Cervejarias Vulcânicas e o evento acontecerá em quatro bares: Cervejaria Gonçalves, Hill Beer, Cervejaria Ziel e Bones Cervejaria Artesanal. Entretanto, a organização é complexa. Por trás do festival há uma equipe nacional de 10 pessoas, sete coordenadores regionais, os coordenadores dos municípios participantes e ainda os coordenadores de cada estabelecimento que recebe o festival. São voluntários, muitos estudantes de pós-graduação e envolvidos com a área científica das melhores universidades do país com o objetivo de explicar para a população como a Ciência funciona e suas novas descobertas”.

Em Poços de Caldas, há uma equipe organizadora composta de cinco professores distribuídos entre a Unifal-MG e o IFSuldeMinas. “Além deles, contamos também com a colaboração de alguns estudantes de ambas as instituições”.

- Publicidade -

A programação completa está disponível na página pintofscience.com.br e não há necessidade de inscrição. A entrada é gratuita – paga-se apenas o que for consumido nos estabelecimentos – e não há emissão de certificado.

Mais informações com o professor Dr. Cássius Anderson Miquele de Melo (35) 99958-6714 cassius@unifal-mg.edu.br http://pintofscience.com.br/events/pocosdecaldas

- Publicidade -
foto divulgação

 

Veja também
- Publicidade -
Mais do Poços Já
- Publicidade -
Don`t copy text!