
O Procon, em parceria com a Delegacia da Polícia Civil de Poços de Caldas, continua divulgando a campanha sobre os principais golpes praticados atualmente, visando alertar e proteger a população, com o slogan “Golpe – Só se for contra o criminoso”.
A campanha é orientativa e toda semana serão liberados posts nas redes sociais da prefeitura sobre os mais variados golpes praticados, com dicas para evitar que as pessoas caiam em armadilhas, com orientações sobre o que fazer, caso algum fraudador tente obter vantagem mediante falsas informações, promessas ou realização de negócios que não existem.
Whatsapp clonado
Golpistas têm acesso aos anúncios e ao número de telefone dos anunciantes, por meio de sites de compra e venda. Esses golpistas se passam por funcionários dos sites e solicitam um código para ativar o anúncio à vítima que anunciou um produto.
Trata-se do código de verificação do WhatsApp. A vítima perde o acesso ao seu aplicativo após digitar o código, pois os criminosos ativam a conta do WhatsApp de determinada pessoa em outro aparelho celular.
Por meio dessa ativação, os golpistas recuperam as conversas do histórico, passam a acessar os contatos e cometem crime de estelionato, solicitando dinheiro aos parentes e amigos da vítima em nome dela.
Como agir
Habilite a “confirmação em duas etapas” – no WhatsApp, clique em “Configurações/Ajustes”, depois clique em “Conta” e depois em “confirmação em duas etapas”.
Jamais envie, para qualquer pessoa, o código de seis números. Caso já tenha sido vítima desse golpe, envie e-mail para support@ whatsapp.com, solicitando a desativação temporária de sua conta.