
Os participantes da reunião emergencial na Câmara Municipal, nesta segunda-feira (10), para discutir a segurança nas escolas, propuseram algumas ações para dar combate à violência que tem acontecido nas unidades nos últimos dias. As propostas foram encaminhadas aos diretores das escolas municipais e estaduais.
Encaminhamentos
Comissão para estudar e estipular medidas para segurança;
Campanhas de prevenção;
Responsabilidade das famílias de olhar mochilas, aplicativos, redes sociais e materiais;
Parceria direta com a PM para denúncias e ações;
Operação Proteção Escolar (PM);
Cobrança concursos públicos para Guarda Municipal e Psicólogos nas escolas;
Cobrança implantação das câmeras de monitoramento nas unidades escolares;
Retomada do Plano de Convivência Democrática;
Ações conjuntas com serviços público de cultura, esporte, promoção social, saúde e segurança junto com a educação;
Maior rigor na identificação de portões para acesso às escolas e centros de educação infantil;
Estimular uso de uniforme para facilitar identificação de alunos.
Comunicado rede estadual
As escolas estaduais de Poços de Caldas vêm a público reafirmar seu compromisso com a educação de qualidade, democrática e transformadora, lembrando o que estabelece a LDB (Lei Diretrizes e Base Da Educação Nacional), que é “dever da escola o compromisso de educar os alunos dentro dos princípios democráticos”.
Nesse sentido, informamos que sempre desenvolvemos projetos com o tema violência para que este seja abordado com o objetivo de buscar soluções para eventuais conflitos e ao mesmo tempo construir uma cultura de paz, respeito e garantia dos direitos.
Por outro lado, aproveitamos também para informar que medidas a fim de controlar melhor a entrada e saída de pessoas das escolas, assim como o diálogo constante com os órgãos de segurança competentes estão sendo tomadas a fim de dar mais segurança a nossos estudantes e profissionais.
Por fim, pedimos às famílias que fiquem atentas as redes sociais e WhatsApp de seus filhos e procurem ter conhecimento sobre os conteúdos compartilhados por eles, principalmente aqueles cuja temática seja violência.