
Dando continuidade à campanha “Golpe – Só se for contra o criminoso”, o Procon e a Delegacia da Polícia Civil de Poços de Caldas divulgam mais uma modalidade de golpe praticados atualmente.
A campanha é orientativa e toda semana são liberados posts nas redes sociais da prefeitura sobre os mais variados golpes praticados, com dicas para evitar que as pessoas caiam em armadilhas, com orientações sobre o que fazer, caso algum fraudador tente obter vantagem mediante falsas informações, promessas ou realização de negócios que não existem.
Cartão clonado
O criminoso faz contato por telefone com a vítima e questiona se ela emprestou o cartão para alguém em outra cidade. A partir da resposta negativa, o bandido solicita que ela desligue o telefone e ligue para o número de 0800 escrito no verso do cartão.
Mas o golpista não desliga o telefone e continua segurando a ligação. A vítima digita o número e ouve uma gravação produzida pelo criminoso. O áudio simula se tratar de uma instituição bancária.
Assim, a vítima fornece os dados pessoais. O estelionatário afirma que um policial ou funcionário do banco recolherá o cartão que a vítima acreditou estar clonado.
Com o cartão em mãos e todas as informações da vítima, os criminosos fazem saques, transferências bancárias e compras.
Como agir
Ao receber ligação de qualquer instituição dizendo que seu cartão foi clonado, entre em contato com seu gerente.
Atenção: Devido ao coronavírus, estelionatários fazem as vítimas acreditarem que funcionários de instituições bancárias recolhem cartões bancários, principalmente de idosos. Não acredite.