- Publicidade -
23.3 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Procon e Polícia Civil alertam para o golpe do “falso leilão”

- Publicidade -
foto divulgação

Dando continuidade à campanha “Golpe – Só se for contra o criminoso”, o Procon e a Delegacia da Polícia Civil de Poços de Caldas divulgam mais uma modalidade de golpe praticados atualmente.

A campanha é orientativa e toda semana são liberados posts nas redes sociais da prefeitura sobre os mais variados golpes praticados, com dicas para evitar que as pessoas caiam em armadilhas, com orientações sobre o que fazer, caso algum fraudador tente obter vantagem mediante falsas informações, promessas ou realização de negócios que não existem.

- Publicidade -

 

Falso leilão

- Publicidade -

Os falsos sites de leilão, geralmente, são hospedados fora do Brasil e, na maioria das vezes, não terminam em “.com.br”.

As vítimas conhecem os sites de leilões fraudulentos por meio do Google e de divulgações em redes sociais.

- Publicidade -

Os interessados se cadastram enviando cópias de documentos pessoais por e-mail ou WhatsApp e recebem ligações de confirmação do cadastro, com liberação para acompanhar o falso leilão on-line e ofertar lances, que costumam ser únicos.

Posteriormente, as vítimas recebem uma carta de arrematação, na qual constam os dados para depósitos e transferências bancárias em nomes de pessoas físicas (laranjas).

A vítima faz o pagamento do bem e envia o comprovante. Após o recebimento dos comprovantes, os golpistas bloqueiam os contatos e passam a não atender as ligações. Alguns sites fraudulentos usam cópia do layout do site do Detran-MG.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como agir

Não envie informações pessoais por meio de canais que não sejam oficiais. Desconfie de sites que ofereçam bens com valores muito abaixo do preço de mercado.

Veja também
- Publicidade -
Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!