
O Procon, em parceria com a Delegacia da Polícia Civil de Poços de Caldas, continua divulgando a campanha sobre os principais golpes praticados atualmente, visando alertar e proteger a população, com o slogan “Golpe – Só se for contra o criminoso”.
A campanha é orientativa e toda semana são liberados posts nas redes sociais da prefeitura sobre os mais variados golpes praticados, com dicas para evitar que as pessoas caiam em armadilhas, com orientações sobre o que fazer caso algum fraudador tente obter vantagem mediante falsas informações, promessas ou realização de negócios que não existem.
Bilhete premiado
A vítima é abordada por um homem que finge estar procurando por loja ou casa lotérica. Outra pessoa aparece e diz para os dois que possui algum tipo de bilhete premiado, mas que não pode receber o valor, pois sua religião não permite e alega precisar de duas testemunhas para conseguir o prêmio.
O suposto ganhador exige uma certa quantia em dinheiro como forma de demonstração de boa-fé das testemunhas. O homem que fingia estar procurando por loja ou casa lotérica é, na verdade, comparsa do suposto ganhador do prêmio.
Acreditando na história, a pessoa abordada vai ao banco e saca o dinheiro e o entrega ao golpista.
Com o dinheiro na mão, o suposto ganhador do bilhete premiado usa uma desculpa e desaparece. Geralmente a situação ocorre próximo de uma agência bancária e o golpista está bem vestido, tem uma “boa conversa” e um bom carro.
Como agir
Fale que não está interessado e saia de perto. Se encontrar uma viatura policial, explique o que aconteceu.