
O Procon, em parceria com a Delegacia da Polícia Civil de Poços de Caldas, lançou uma campanha sobre os principais golpes praticados atualmente, visando alertar e proteger a população, com o slogan “Golpe – Só se for contra o criminoso”.
A campanha é orientativa e toda semana são liberados posts nas redes sociais da prefeitura sobre os mais variados golpes praticados, com dicas para evitar que as pessoas caiam em armadilhas, com orientações sobre o que fazer, caso algum fraudador tente obter vantagem mediante falsas informações, promessas ou realização de negócios que não existem.
Golpe do familiar que quebrou o carro
O golpista liga e diz: “Oi, tio, meu carro quebrou, preciso de ajuda”. Na maioria das vezes, a vítima pergunta se quem fala é algum sobrinho ou outro familiar e o criminoso confirma.
Se a vítima não se recorda da voz, o criminoso questiona se o “tio” teria se esquecido do “sobrinho”. O “tio” (vítima), constrangido, acaba se sujeitando às solicitações.
O golpista solicita transferências bancárias ou recargas de celular.
Como agir
Acalme-se, desligue o telefone e entre em contato com o familiar que você acredita ter pedido ajuda para confirmar o ocorrido.