
Um dos eventos astronômicos mais aguardados do ano está prestes a acontecer. Na noite entre os dias 7 e 8 de setembro, dependendo do fuso horário, um eclipse lunar total será visível em diversas regiões do planeta. Da Oceania ao Brasil.
O fenômeno terá duração total de 3 horas, 29 minutos e 24 segundos, incluindo as fases parcial e total. Em alguns lugares, a Lua ganhará o tom avermelhado característico, conhecido como “Lua de Sangue”.
Moradores da maior parte da Ásia, da faixa oriental da África e do oeste da Austrália poderão acompanhar o eclipse completo. Inclusive a fase penumbral, quando o escurecimento é mais sutil. Já no restante do continente africano, em grande parte da Europa, em outras áreas da Austrália e na costa leste do Brasil, será possível observar ao menos parte do fenômeno. Mas será possível acompanhar tudo pelas transmissões online.
Astrônomos recomendam acompanhar o eclipse em locais com céu aberto e pouca poluição luminosa, para aproveitar melhor o espetáculo natural.