
Duas chuvas de meteoros simultâneas estão em atividade no céu de Minas Gerais e podem ser observadas até quinta-feira (31), com destaque para as madrugadas desta terça (30) e quarta-feira (31). Os fenômenos, que encantam os apaixonados por astronomia, são as chuvas Delta Aquáridas do Sul e Alfa Capricornídeos.
O pico da Delta Aquáridas ocorreu na madrugada desta terça-feira, com estimativa de até 20 meteoros por hora cruzando o céu. Já os Alfa Capricornídeos devem atingir seu ponto máximo entre a noite de hoje e a madrugada de amanhã, com menos meteoros – cerca de 5 por hora – porém mais brilhantes e lentos, muitos deles classificados como fireballs.
Visibilidade
A visibilidade é favorecida nesta semana por conta da ausência da lua cheia. Desde o dia 24, o céu está mais escuro devido à fase de lua nova, o que amplia as chances de ver os chamados “estrelas cadentes” a olho nu. Especialistas recomendam observar a partir das 22h, em locais abertos e longe da poluição luminosa das cidades. O melhor período vai da meia-noite até o amanhecer.
As chuvas têm origem nos fragmentos deixados por antigos cometas. A Delta Aquáridas é associada ao cometa 96P/Machholz, enquanto a Alfa Capricornídeos é resultado da passagem do cometa 169P/NEAT. Ambas ocorrem anualmente e são mais visíveis no Hemisfério Sul.
Acompanhe
Para quem deseja acompanhar o espetáculo, a dica é se posicionar em áreas escuras, longe da iluminação artificial, e permitir que os olhos se acostumem à escuridão por cerca de 20 minutos. Não é necessário telescópio ou binóculo – a observação pode ser a olho nu, com visão ampla do céu.
Além dessas, os céus já estão sendo palco de outra chuva famosa, as Perseidas, que atingirão seu pico em agosto. No entanto, a lua cheia prevista para o período poderá prejudicar a observação.
As chuvas de meteoros são fenômenos naturais e gratuitos que encantam o mundo inteiro. E esta semana é uma oportunidade especial para moradores de Minas Gerais apreciarem esse espetáculo celeste.