
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Poços de Caldas (Assosul), realizou a gestão de resíduos recicláveis durante dois grandes eventos no Parque Municipal Antônio Molinari em junho e julho. Desse modo, a iniciativa integrou a política ambiental do município e teve como foco o correto manejo dos resíduos. Com destaque para a promoção da sustentabilidade e o impacto socioambiental positivo gerado por meio da valorização da coleta seletiva.
As ações aconteceram no “Junho Verde”, em 29 de junho, e no show “Cantando a Vida”, com o padre Fábio de Melo e Eliana Ribeiro, dia 18 de julho, dentro da programação do Festival de Inverno.
Resultados
Durante o Junho Verde, foram coletados 53,6 kg de resíduos recicláveis, divididos entre papelão (4,4 kg), papel (14,6 kg) e plástico (24,2 kg). Já no evento musical foram recolhidos 51,7 kg de recicláveis: 15 kg de papelão, 0,8 kg de alumínio e 9,7 kg de plástico.
Ganhos ambientais
A gestão eficiente desses materiais resultou em ganhos ambientais relevantes, como:
-
Economia de 320,43 kWh de energia (equivalente a três dias de uma TV LED ligada);
-
Preservação de 69% de uma árvore e economia de 1.675,42 litros de água;
-
Economia de 47,5 litros de petróleo, o suficiente para produzir 22,08 litros de gasolina;
-
Redução de 167,52 kg na emissão de CO₂ (equivalente a dois dias de um carro ligado em marcha lenta);
-
Redução de 176,29 litros no volume de resíduos destinados a aterros sanitários (o equivalente a 185 rolos de papel higiênico).
Sustentabilidade e inclusão
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente Stefano Zincone, os dados demonstram a importância de integrar a conscientização ambiental às ações públicas. “A gestão de resíduos, portanto, é parte fundamental da sustentabilidade urbana. Trabalhar junto com a Assosul nos permite promover inclusão social, gerar renda. E ainda garantir que eventos importantes da cidade deixem um legado positivo ao meio ambiente. Nosso compromisso é ampliar essas ações e envolver cada vez mais a população”, afirmou.