
A Escola Estadual Professor José Castro de Araújo, em Poços de Caldas, está realizando desde abril o Projeto Ecotampinhas. A iniciativa de educação ambiental alia consciência ecológica e solidariedade. Sob a coordenação do professor de Ciências Eliakim José de Souza Lopes, a campanha mobiliza estudantes do 1º ao 9º ano, além de professores e funcionários, para a coleta de tampinhas plásticas que são destinadas à reciclagem.
O material arrecadado está sendo doado ao grupo Só Gatinhos Poços de Caldas, que atua no cuidado e resgate de gatos abandonados ou doentes. A diretora da escola Marta Cristina Teixeira destacou o impacto duplo do projeto. “Além de sensibilizar nossos alunos para a preservação ambiental, conseguimos ajudar uma causa nobre, que é o bem-estar animal”.
Até o momento, o projeto já recolheu 171 quilos de tampinhas, evitando que esse plástico vá parar na natureza. “Esses resíduos, se descartados incorretamente, podem liberar microplásticos no meio ambiente, afetando cadeias alimentares e a saúde de vários seres vivos”, pontua o professor Eliakim.

A ação segue até outubro e integra um concurso de projetos ambientais promovido pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), unidade de Poços de Caldas. A escola convida toda a comunidade a participar da campanha, contribuindo com a coleta de tampinhas.
“Cada tampinha faz diferença. Estamos unindo educação, meio ambiente e solidariedade em uma única proposta”, finaliza o professor Eliakim.
Quem quiser colaborar pode procurar a escola para fazer a entrega das tampinhas. O gesto é simples, mas pode gerar grandes transformações.