
Aconteceu, na manhã desta sexta-feira (14), a inauguração da Singular – Centro Municipal de Atendimento Especializado e da nova sede do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Helen Keller.
O evento, realizado no Country Club (rua Senador Salgado Filho, 220 – antiga Secretaria de Obras), representa um dos maiores avanços da atual gestão na área da inclusão e do atendimento educacional especializado.
Durante a solenidade, os estudantes Arthur e Gabriel, da Rede Municipal de Ensino, representaram simbolicamente todas as crianças e famílias que serão beneficiadas pelos novos serviços. A presença dos dois reforçou o propósito da iniciativa. Garantir que cada criança, com sua singularidade e necessidades específicas, tenha acesso a um atendimento acolhedor, qualificado e baseado em evidências.
A cerimônia contou também com a presença do vice-prefeito Eduardo Januzzi, do vereador Kleber, representando o Legislativo Municipal, do secretário municipal de Educação Marcus Lemos, da secretária-adjunta de Educação Devorie Guerra, da gerente de Educação e Inclusão Elizafã Michelly Ferreira de Souza e da coordenadora pedagógica do Centro Municipal Helen Keller Eliana Junqueira. Além da primeira dama Camila Furtado.
A Singular é um centro voltado ao atendimento de estudantes neurodivergentes da Rede Municipal de Ensino. Contemplando autismo, deficiência intelectual, TDAH, transtorno opositor desafiador e outros transtornos do neurodesenvolvimento. No local, serão elaborados os Planos de Atendimento Individualizado (PAI), que orientarão intervenções e oferecerão suporte aos Centros de Educação Infantil e escolas municipais na construção dos Planos de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e dos Planos Educacionais Individualizados (PEI), fortalecendo a relação entre os contextos clínico, educacional e escolar.
Implantação
A implantação ocorrerá em quatro fases. Inicialmente, haverá atendimento para 50 estudantes dos Centros de Educação Infantil (CEI), com ampliação gradual para estudantes das demais escolas municipais. Até atingir entre 200 e 250 atendimentos ao final da quarta etapa. A equipe tem professores e profissionais, incluindo psicóloga, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta, psicomotricista, neuropsicopedagogo e psicopedagogo.
O espaço conta com oito salas de atendimento e possibilidade de expansão para mais quatro. O centro atuará de forma integrada com instituições públicas e privadas que desenvolvem ações voltadas às pessoas com deficiência. Além de universidades e institutos de ensino, como PUC Minas, Uemg e Instituto Federal.
Centro Helen Keller
O local também passa a abrigar a nova sede do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Helen Keller. Referência no atendimento a estudantes com cegueira total e baixa visão. Criado em 1972 e incorporado à Rede Municipal em 1987, o serviço foi transformado em centro especializado em 2014. E segue oferecendo atendimento educacional no contraturno. Além de disponibilizar recursos e serviços pedagógicos e de acessibilidade que apoiam o trabalho das escolas regulares.
A entrega da Singular e da nova sede do Helen Keller reafirma o compromisso da prefeitura com políticas públicas de inclusão, acolhimento e garantia do direito à aprendizagem de todos os estudantes. Fortalecendo a construção de uma rede educacional cada vez mais justa, humana e acessível.
Encaminhamentos
O encaminhamento dos estudantes para atendimento na Singular será diretamente pelos Centros de Educação Infantil e pelas escolas da Rede Municipal. Em caso de dúvidas, as famílias podem procurar a Secretaria Municipal de Educação, no Centro Administrativo, onde receberão todas as orientações necessárias.







