
O Cine Fricção realiza mais uma atividade neste segundo semestre. Desta vez a exibição especial no IFSuldeMinas, campus Poços de Caldas, nesta quinta-feira (25), às 19h10. O público poderá assistir gratuitamente aos curtas-metragens mineiros “O Masculino” e “Eu Existo – Histórias Transcriadas”. Produções que abordam com sensibilidade e potência temas ligados à memória, identidade e vivências LGBTQIAPN+.
Após a exibição, acontece o já tradicional bate-papo mediado pela artista e arte-educadora Dani Silva. Com a presença das diretoras Gabriele Dantas e Lucas Dantas, responsáveis pelos filmes, além de contar com acessibilidade em libras.
Está é a última edição do projeto neste ano. Mais do que uma exibição de cinema, o Cine Fricção propõe um espaço de acolhimento, reflexão e troca. Cada edição reúne obras audiovisuais que convidam o público a ampliar os olhares sobre questões sociais, políticas e artísticas.
“Encerrar mais um ciclo do Cine Fricção depois de um ano com tantas edições e atividades é reafirmar nosso compromisso com o cinema independente brasileiro e com a memória coletiva da nossa comunidade. Cada exibição proporcionou um momento único para a nossa equipe e o público presente e isso nos motiva para seguir ampliando esse espaço de troca e experimentação para os próximos anos”, ressalta o curador Paulo Tothy.
Filmes em cartaz
O Masculino
Retrato poético da masculinidade no interior de Minas Gerais, o curta reflete sobre os contornos de gênero da infância à vida adulta. A partir das vivências de três artistas LGBTQIAP+, o filme revela as barreiras da performance normativa e celebra, com lirismo e espiritualidade, possibilidades de fuga, reinvenção e começo.
Direção, Roteiro, Edição e Figurino: Gabriele Dantas
Atuação e Texto Original: Lucas Dantas
Gênero: Performático, Biográfico, LGBTQIAPN+
Duração: 11 minutos
Classificação: 14 anos
Eu Existo – Histórias Transcriadas
O documentário parte da pergunta: o que significa ser uma pessoa LGBTQIAPN+ no interior de Minas Gerais? A partir de depoimentos, performances e relatos de vida, o filme se torna um manifesto pela resistência e pela liberdade, honrando histórias passadas, fortalecendo as existências do presente e abrindo caminhos para o futuro.
Direção e Roteiro: Lucas Dantas e Luis Carlos Negri
Elenco: Adriely Ramalho, Crélio Ferraz, Danila de Oliveira, Isabela Roma, Kaique Moreira, Kimberly Faria, Lucas Dantas, Luís Carlos Negri, NEGAFU, Juliana Furlanetto, Paula Inacio, Raqueline Amaro, Solon Nogueira Filho, Welltrick Schneider
Gênero: Documentário, Performático, Biográfico, LGBTQIAPN+
Duração: 48 minutos
Classificação: 14 anos
Nesta temporada, o Cine Fricção é viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Com incentivo da Alcoa, apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura, apoio cultural do IFsuldeMinas, campus Poços de Caldas e do projeto Representa LGBT. Produção é de Chiara Carvalho/Carvalho Agência Cultural. Curadoria e comunicação de Paulo Tothy, mediação e coordenação de Dani Silva e assistência de produção de Alyson Dias e Mateus Baratelli.
Serviço
Mostra de Cinema Cine Fricção no IFsuldeMinas, campus Poços de Caldas
Dia 25 de setembro, 19h10
Auditório do IF – Avenida Dirce Pereira Rosa, 300 – Jardim Esperança
Classificação indicativa: 14 anos
Entrada gratuita e aberta à comunidade