
Neste domingo (21), a programação do Setembro Verde – mês de conscientização sobre a causa das pessoas com deficiência – chega ao seu ponto alto. Haverá a realização da Parada PCD 2025. A partir das 9h, a rua São Paulo terá atividades culturais, esportivas e de lazer.
O evento vai marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência em Poços. A data é celebrada desde 1982, mas foi criada oficialmente pela Lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005. O objetivo é conscientizar a comunidade sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.
Programação
A programação promete repetir o sucesso de 2024 e ampliar a mobilização com apresentações culturais. Vão se apresentar as bandas inclusivas da Adefip e Apae e o Circo Adefip, além de outras atrações musicais. Também haverá atividades esportivas e de lazer. Com demonstração de vida ativa com o Cidep e distribuição de pipoca, algodão doce, frutas, iogurtes, água. E ainda corte de cabelo masculino e penteados femininos.
Haverá também a entrega do cordão de girassol e do cordão de quebra-cabeça para quem tem deficiências ocultas. Para a retirada do cordão, é necessário levar um documento de identificação e o laudo médico. Os interessados também poderão esclarecer dúvidas sobre o Benefício de Prestação Continuada, o BPC.
Mais ações
Antes da Parada PCD, neste sábado (20), acontecerá o Festival Paralímpico 2025. O evento é nacional e acontece simultaneamente em diversas cidades brasileiras, destacando a força do paradesporto no país. A programação será das 7h30 às 12h, na avenida Dirce Pereira Rosa, 540 – Parque Esperança (PMJ João Monteiro, antigo Sesi). Com organização do Centro Integrado de Desenvolvimento do Esporte Paralímpico (Cidep). Cabe destacar que o Dia Nacional do Atleta Paralímpico é celebrado em 22 de setembro.
Já segunda-feira (22), a programação do Setembro Verde traz uma roda de conversa sobre acessibilidade, inclusão e um futuro mais acolhedor para todos. O evento será no Lar dos Velhinhos (rua Dom Bosco, 130 – Dom Bosco), às 13h30. E dia 27, a Biblioteca Municipal Centenário recebe uma ação cultural sobre a temática PCD.