
O vereador Álvaro Cagnani (PSDB) apresentou Requerimento solicitando à prefeitura informações sobre o projeto da trincheira/viaduto previsto para a rotatória da Saturnino de Brito. Ponto de entroncamento entre as avenidas Edmundo Cardillo, Alcoa e Geraldo Martins Costa.
O parlamentar destaca que o local é um dos principais gargalos do trânsito em Poços de Caldas. Com congestionamentos frequentes, dificuldade de acesso, riscos de acidentes e insegurança para pedestres e ciclistas. Em 2024, durante visita do vice-governador Mateus Simões (Novo), foi entregue um projeto de engenharia para a obra. No entanto, segundo informações anteriores da administração municipal, a proposta ainda se encontrava em fase de elaboração junto ao Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG).
Questionamentos
No Requerimento, Cagnani questiona quais medidas estão sendo tomadas pelo Executivo para que o projeto avance além da fase preliminar. Quais os próximos passos para a elaboração dos projetos executivos. Possíveis parcerias com o Governo de Minas e com a concessionária EPR Sul de Minas, além das estratégias de captação de recursos em nível estadual e federal.
Secretaria responde
Em resposta, a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano informou que o município busca emendas parlamentares para viabilizar a contratação dos projetos técnicos necessários. Ressaltou, ainda, que não há cronograma definido, já que essa etapa depende da efetiva destinação de recursos.
O documento menciona também que os trechos das rodovias estaduais na área da rotatória foram transferidos para a administração municipal em 2024. Mas que, até o momento, não foram oficializadas parcerias com o Governo do Estado ou com a concessionária responsável. A prefeitura garantiu que, assim que houver avanços concretos, a população e o Legislativo serão informados pelos canais oficiais de comunicação.
Segundo Cagnani, atendendo a pedido do prefeito Paulo Ney, o deputado estadual Mauro Tramonte (Rep) destinou, por meio de emenda parlamentar, R$ 500 mil para a elaboração do projeto da rotatória. “Esse Requerimento buscou esclarecer em que etapa está o projeto do viaduto na rotatória da Saturnino de Brito. A prefeitura informou que trabalha na captação de recursos para viabilizar os projetos técnicos, que são fundamentais para que a obra avance. Vamos seguir acompanhando esse processo, sempre com o objetivo de melhorar a mobilidade e a segurança naquele trecho tão movimentado da cidade”, declarou o vereador.
O Requerimento e o Ofício com a resposta do Executivo estão disponíveis no site da Câmara: www.pocosdecaldas.mg.leg.br.