
Uma Moção de Apelo de autoria do vereador Álvaro Cagnani (PSDB) foi enviada ao Governo do Estado de Minas Gerais, solicitando a construção de um Hospital Regional em Poços de Caldas. De acordo com a proposição, há necessidade de um empreendimento de grande porte na cidade para atender municípios vizinhos. Como Albertina, Andradas, Bandeira do Sul, Caldas, Campestre, Ibitiúra de Minas e Santa Rita de Caldas.
O parlamentar embasa seu pedido no fato de que, no sul de Minas, há apenas um Hospital Regional, na cidade de Varginha. A unidade atende mais de 2 milhões de pessoas em quase 100 cidades. Na Moção, Cagnani alega que um hospital regional está em construção na área que abrange os municípios de Governador Valadares, Teófilo Otoni, Divinópolis, Sete Lagoas e Conselheiro Lafaiete.
O vereador destaca que a microrregião de Poços de Caldas conta com uma longa fila de espera, com mais de 21 mil solicitações. “A situação é mais delicada quando se trata da remoção de pacientes com a saúde mais crítica. Já que é preciso a transferência para mais de 150 km do seu local de origem, podendo fragilizar ainda mais o cidadão”, enfatiza.
Para Cagnani, a construção de um novo hospital auxiliaria a população e reduziria a filas. “Desse modo, podemos atender não só a demanda do município, mas também das cidades ao redor. que, muitas vezes, sofrem com a falta de especialidades ou com o longo tempo de fila de espera no estado”, explica.
A Moção contou também com a assinatura de outros vereadores e está disponível para consulta no site da Câmara: www.pocosdecaldas.mg.leg.br.