15.1 C
Poços de Caldas

UPA para primeiros socorros pode ser alternativa ao hospital veterinário, diz Secretaria

PUBLICIDADE
UPA para primeiros socorros pode ser alternativa ao hospital veterinário, diz Secretaria
imagem ilustrativa freepik

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) de Poços de Caldas respondeu a um pedido de informações apresentado pelo vereador Tiago Mafra (PT) sobre a implantação de um hospital ou UPA Veterinária, promessa feita durante o período eleitoral.

No documento, a administração informou que não há, no momento, proposta em andamento para a criação de um hospital veterinário público na cidade. Segundo o secretário Stefano Zincone, a medida foi reavaliada em razão de entraves técnicos, financeiros e institucionais.

PUBLICIDADE

Entre os pontos apresentados, estão os altos custos de implantação e manutenção, a necessidade de contratação de profissionais especializados por concurso público, entraves legais e regulatórios. Além da resistência do setor privado, que vê a proposta como concorrência desleal capaz de afetar o equilíbrio do mercado local.

Outro aspecto destacado é a ausência de experiências bem-sucedidas em outros municípios brasileiros. Isso porque os poucos exemplos enfrentaram dificuldades de gestão, financiamento e sustentabilidade.

UPA

Diante disso, a prefeitura estuda como alternativa a criação de uma UPA Veterinária voltada a atendimentos de primeiros socorros, considerada mais viável diante da realidade financeira do município.

O documento também esclarece que não há previsão na Lei Orçamentária Anual (LOA) nem no plano plurianual para execução da obra ou custeio do serviço. Além disso, até o momento, não existem estudos técnicos, projetos ou documentos formais sobre a proposta.

PUBLICIDADE
Mais Poços Já
PUBLICIDADE
Don`t copy text!