
O vereador Wellington Guimarães (PSDB) protocolou Requerimento solicitando à prefeitura detalhes sobre o atendimento e as políticas públicas voltadas a migrantes e refugiados em Poços de Caldas. Com foco especial em moradores de rua de outros países latinos.
Segundo o parlamentar, o município tem registrado a presença de pessoas nessa condição, especialmente em razão da crise humanitária na Venezuela. Ele destaca que esse grupo enfrenta vulnerabilidades. Como falta de moradia, dificuldade de acesso à saúde, educação e assistência social.
O pedido de informações questiona, entre outros pontos, o número de migrantes e refugiados cadastrados e acompanhados pela Secretaria Municipal de Assistência Social. E ainda as ações específicas voltadas a venezuelanos e outros latinos em situação de rua. Também os programas de atendimento emergencial e acompanhamento social existentes.
O vereador ainda quer saber se há parcerias com órgãos federais, estaduais ou organizações não governamentais para auxiliar essa população. E as ações voltadas para inclusão social, moradia, saúde, educação e trabalho. O requerimento indaga sobre os principais desafios enfrentados pela assistência social. E sobre planos para ampliar ou melhorar os serviços destinados a migrantes e refugiados.