
A Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Diney Lenon (PT), realiza mais uma audiência pública com o tema “Fim da utilização das charretes em Poços de Caldas”. Completa-se, desse modo, quatro audiências públicas para tratar do mesmo assunto. O encontro acontece na próxima quarta-feira (13), às 18h, no plenário da Casa.
A proposta é promover um espaço de diálogo entre representantes do poder público e a sociedade civil. Com o objetivo de ouvir as demandas dos charreteiros e também do movimento em prol da causa animal, que há anos pede o fim desse tipo de transporte no município.
Atraso na votação
Para o advogado e integrante do Coletivo da Causa Animal de Poços de Caldas, Lúcio Cassilla, a realização de uma nova audiência pública para discutir o fim das charretes seria praticamente inútil. Segundo ele, o assunto já teve amplo debate em reuniões anteriores. E insistir em mais uma discussão apenas atrasaria a análise e a votação do projeto de lei enviado pelo Executivo à Câmara. “O momento agora é de decidir, não de voltar a discutir algo que já foi exaustivamente tratado”, afirmou.
Assinaturas
A ação atende ao Requerimento 2331/2025. Assinaram o documento, na ocasião, os vereadores Diney Lenon, Aliff Jimenes (PL), Álvaro Cagnani (PSDB), Kleber Silva (Novo), Marcos Sansão (PL), Neno (PRD), Paulista (PSDB), Ricardo Sabino (PL), Tiago Mafra (PT) e Tista da Farmácia (Rep).
Para compor a Mesa, houve convites aos representantes do Poder Executivo. Como os secretários de Segurança Pública e Mobilidade Urbana e de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Além de advogados, representantes da causa animal e também dos charretistas.
Discussão
De acordo com o autor da proposta, a audiência pública será uma oportunidade para abrir uma discussão. E ainda fortalecer um diálogo amplo com toda a comunidade. “Para que o projeto que põe fim à atividade turística de charrete em Poços de Caldas possa ter discussão de forma ampla, precisamos que todos os envolvidos sejam ouvidos. Assim que haja colocação das ideias, a gente pode encontrar um caminho que garanta dignidade para os trabalhadores, para suas famílias, com respeito à pauta da causa animal.”, afirma Diney.
A população poderá acompanhar o evento ao vivo pelas redes sociais oficiais da Câmara (Facebook e YouTube). Interessados em fazer uso da Tribuna devem se inscrever previamente, até às 18h da segunda-feira (11). Através do e-mail comunicacao@pocosdecaldas.mg.leg.br. Durante a audiência, dúvidas e sugestões pelo WhatsApp (35) 3729-3800.