
A Câmara Municipal de Poços de Caldas realiza, dia 13 de agosto, mais uma audiência pública para discutir o fim da utilização das charretes na cidade. O encontro acontece às 18h e o vereador Diney Lenon (PT) vai presidir, já que é o autor do requerimento que motivou a discussão. A participação popular está aberta, com inscrições para uso da palavra até o dia 11.
Apesar de a iniciativa sugerir avanço no debate, o tema já teve ampla discussão em outras audiências públicas anteriores. Além de ter sido alvo de projetos, protestos e manifestações da sociedade civil, sem que até hoje houvesse uma definição concreta sobre o futuro da prática. A situação das charretes se arrasta há anos em Poços de Caldas, com promessas de mudança que não se concretizam.
Enquanto isso, continuam os questionamentos sobre o bem-estar dos animais. Além da adequação da atividade aos tempos atuais e a falta de alternativas reais para os condutores. A repetição de audiências sem encaminhamentos efetivos reforça a percepção de lentidão e falta de vontade política para enfrentar o tema de forma resolutiva.
A audiência também terá transmissão pelas redes sociais da Câmara. No entanto, para muitos que acompanham o assunto há tempos, a expectativa é de mais uma rodada de discursos sem consequências práticas.