
Na manhã desta quinta-feira (27), a prefeitura e o Conselho do Idoso inauguraram o Centro de Referência da Pessoa Idosa “João do Vale Eiras”, no Conjunto Habitacional, zona sul de Poços de Caldas. A entrega integra a programação oficial dos 153 anos do município.
O espaço recebeu total reforma e foi equipado para acolher, apoiar e promover o bem-estar das pessoas idosas. Oferecendo oficinas, atividades e serviços dedicados à melhoria da qualidade de vida do público acima de 60 anos em situação de vulnerabilidade social.
Imposto de renda solidário
A obra recebeu investimento de R$ 585.409,03, provenientes exclusivamente das destinações do Imposto de Renda Solidário ao Fundo Municipal do Idoso. As intervenções aconteceram ao longo de seis meses e incluíram troca de 245 m² de forro, substituição de janelas por vidro temperado, repintura geral, reparos estruturais. Além de novo piso interno e externo, redes hidráulica e de esgoto renovadas, ampliação das instalações elétricas. Também houve a construção de muro e cobertura do corredor externo. O imóvel anteriormente funcionava como creche.
Segundo a prefeitura, o novo serviço passa a integrar e fortalecer a rede de atendimento à população idosa. Funcionando como um equipamento de convivência, orientação e promoção do envelhecimento ativo.
Durante a solenidade, o prefeito Paulo Ney destacou a relevância social da iniciativa. “É uma grande satisfação entregar à comunidade um espaço pensado com cuidado, respeito e responsabilidade social. O Centro de Referência da Pessoa Idosa é um exemplo de como o imposto pode ser utilizado de forma eficiente, impactando positivamente a vida das pessoas. Ano a ano, temos ampliado os recursos por meio da nossa campanha de incentivo.”
Homenagem
O espaço recebeu o nome de “João do Vale Eiras”, conforme a Lei 9.984. A homenagem reconhece a trajetória marcada pela caridade e dedicação comunitária do líder espírita, nascido em 1905, no Rio de Janeiro. João Eiras atuou por 35 anos como inspetor da Secretaria Estadual da Fazenda e presidiu por 53 anos o Asilo e Centro Espírita Vinha do Senhor. Faleceu em 2006, deixando amplo legado social.
Na cerimônia, a família esteve representada pelos filhos Jonei Eiras e Julia Maria, pela neta Maria Júlia e pelo genro Marcelo Testi.








