
A Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Poços de Caldas pretende implantar mudanças radicais no trânsito da área central de Poços de Caldas a partir de 2026. O secretário Rafael Conde Maria deu detalhes de pontos centrais do projeto em entrevista ao portal Poços Já.
Conforme o secretário, para as mudanças a pasta desenvolveu um estudo técnico. A proposta tem como objetivos fundamentais a diminuição dos engarrafamentos e o aumento da fluidez viária. Além da preparação do centro para a implantação de um sistema de circulação mais moderno e eficiente.
Sistema binário
O primeiro ponto analisado é o eixo compreendido entre a rua Junqueiras e a avenida Francisco Salles. De acordo com o projeto, a pasta deve estabelecer um sistema binário interligando as duas vias. No modelo sob análise, a rua Junqueiras se torna uma via de mão única, direcionando o fluxo continuamente do bairro em direção ao centro. Ou seja, com três faixas de tráfego ininterruptas. O que eliminaria por completo o sentido oposto de circulação. Em contrapartida, a avenida Francisco Salles seria destinada ao sentido inverso, completando assim o anel viário proposto.
Rafael complementa explicando que o Parque José Affonso Junqueira será integrado ao projeto. Funcionará como uma ampla área de retorno. Essa solução tem o potencial de reduzir consideravelmente os pontos de conflito entre os veículos. Assim, permitirá uma circulação mais constante e eliminará a necessidade de paradas obrigatórias controladas por semáforos.
De acordo com o secretário, o trecho em questão chega a contabilizar 2 mil veículos por hora em seu pico de movimento. O estreitamento próximo à avenida João Pinheiro se tornou um gerador de gargalos diários. Para enfrentar esse problema crônico, o modelo propõe uma alteração crucial. Os semáforos deixarão de regular o fluxo de carros e passarão a operar de maneira exclusiva para garantir a travessia segura de pedestres.
“Nosso principal objetivo é reduzir ao máximo o tempo que os veículos permanecem parados e, consequentemente, elevar substancialmente a fluidez. O sistema atual, infelizmente, força o motorista a percorrer um trajeto que, embora curto em distância, é extremamente demorado. Nossa visão é justamente o oposto: buscamos proporcionar deslocamentos muito mais contínuos e dinâmicos”, detalha.
Tecnologia
Antes da apresentação formal do projeto ao prefeito Paulo Ney, a equipe técnica realizou uma simulação por meio de um software especializado em engenharia de tráfego, que utiliza inteligência artificial.
Ainda segundo o secretário, os resultados do modelo computacional foram bastante positivos. Indicaram uma redução média de até um minuto no tempo de permanência dos veículos no trecho. Isso ocorre mesmo que os motoristas venham a percorrer uma distância ligeiramente maior.
“No contexto da mobilidade urbana contemporânea, gastar menos tempo parado no trânsito é consideravelmente mais eficiente e valorizado do que simplesmente percorrer distâncias menores, porém em vias permanentemente congestionadas”, afirmou o secretário.
Fase de testes
O secretário reforçou que nenhuma mudança será imediata ou definitiva. Primeiro, tudo passará por testes rigorosos. Se os resultados práticos não atenderem às expectativas e não gerarem os benefícios esperados, a administração reverterá o processo.
Segundo a previsão atual, a administração municipal concluirá o planejamento operacional até o final de 2025, iniciando a fase piloto do projeto entre o fim deste ano e o primeiro trimestre de 2026.
Adaptações e intervenções
Rafael reconheceu que a implantação do sistema binário exigirá uma série de adaptações e intervenções em outras vias do entorno. Haverá destaque para a praça Pedro Sanches e a rua Rio de Janeiro. Entre as alterações previstas para estas áreas estão: a retirada do estacionamento em 45° ao longo da Rio de Janeiro e a criação de uma faixa de tráfego adicional na praça.
Transporte coletivo
Por fim, Rafael pontua que a fluidez almejada passa pelo aumento significativo na adesão da população ao transporte público. Para viabilizar essa transição, ele citou o projeto de lei já enviado pela prefeitura à Câmara Municipal. Este projeto prevê a concessão de um subsídio tarifário à concessionária Floramar, aliado a um reajuste nos horários das linhas. Além disso, uma ampliação concreta da oferta de veículos está planejada.
“A mobilidade urbana de uma cidade só funciona de maneira integrada e sustentável quando o transporte coletivo se fortalece. Esta proposta do binário é apenas uma parte de um conjunto mais amplo de medidas. Não se trata de uma intervenção viária isolada, mas de um passo dentro de uma estratégia global”, conclui.








