MOBILIDADE URBANA

Projeto prevê mudanças radicais do trânsito no centro de Poços de Caldas

O primeiro ponto do projeto é o eixo compreendido entre a rua Junqueiras e a avenida Francisco Salles
PUBLICIDADE
Projeto prevê mudanças radicais do trânsito no centro de Poços de Caldas
Imagem Google Maps

 

A Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Poços de Caldas pretende implantar mudanças radicais no trânsito da área central de Poços de Caldas a partir de 2026. O secretário Rafael Conde Maria deu detalhes de pontos centrais do projeto em entrevista ao portal Poços Já.

Conforme o secretário, para as mudanças a pasta desenvolveu um estudo técnico. A proposta tem como objetivos fundamentais a diminuição dos engarrafamentos e o aumento da fluidez viária. Além da preparação do centro para a implantação de um sistema de circulação mais moderno e eficiente.

Sistema binário

O primeiro ponto analisado é o eixo compreendido entre a rua Junqueiras e a avenida Francisco Salles. De acordo com o projeto, a pasta deve estabelecer um sistema binário interligando as duas vias. No modelo sob análise, a rua Junqueiras se torna uma via de mão única, direcionando o fluxo continuamente do bairro em direção ao centro. Ou seja, com três faixas de tráfego ininterruptas. O que eliminaria por completo o sentido oposto de circulação. Em contrapartida, a avenida Francisco Salles seria destinada ao sentido inverso, completando assim o anel viário proposto.

Rafael complementa explicando que o Parque José Affonso Junqueira será integrado ao projeto. Funcionará como uma ampla área de retorno. Essa solução tem o potencial de reduzir consideravelmente os pontos de conflito entre os veículos. Assim, permitirá uma circulação mais constante e eliminará a necessidade de paradas obrigatórias controladas por semáforos.

De acordo com o secretário, o trecho em questão chega a contabilizar 2 mil veículos por hora em seu pico de movimento. O estreitamento próximo à avenida João Pinheiro se tornou um gerador de gargalos diários. Para enfrentar esse problema crônico, o modelo propõe uma alteração crucial. Os semáforos deixarão de regular o fluxo de carros e passarão a operar de maneira exclusiva para garantir a travessia segura de pedestres.

“Nosso principal objetivo é reduzir ao máximo o tempo que os veículos permanecem parados e, consequentemente, elevar substancialmente a fluidez. O sistema atual, infelizmente, força o motorista a percorrer um trajeto que, embora curto em distância, é extremamente demorado. Nossa visão é justamente o oposto: buscamos proporcionar deslocamentos muito mais contínuos e dinâmicos”, detalha.

Tecnologia

Antes da apresentação formal do projeto ao prefeito Paulo Ney, a equipe técnica realizou uma simulação por meio de um software especializado em engenharia de tráfego, que utiliza inteligência artificial.

Ainda segundo o secretário, os resultados do modelo computacional foram bastante positivos. Indicaram uma redução média de até um minuto no tempo de permanência dos veículos no trecho. Isso ocorre mesmo que os motoristas venham a percorrer uma distância ligeiramente maior.

“No contexto da mobilidade urbana contemporânea, gastar menos tempo parado no trânsito é consideravelmente mais eficiente e valorizado do que simplesmente percorrer distâncias menores, porém em vias permanentemente congestionadas”, afirmou o secretário.

Fase de testes

O secretário reforçou que nenhuma mudança será imediata ou definitiva. Primeiro, tudo passará por testes rigorosos. Se os resultados práticos não atenderem às expectativas e não gerarem os benefícios esperados, a administração reverterá o processo.

Segundo a previsão atual, a administração municipal concluirá o planejamento operacional até o final de 2025, iniciando a fase piloto do projeto entre o fim deste ano e o primeiro trimestre de 2026.

Adaptações e intervenções

Rafael reconheceu que a implantação do sistema binário exigirá uma série de adaptações e intervenções em outras vias do entorno. Haverá destaque para a praça Pedro Sanches e a rua Rio de Janeiro. Entre as alterações previstas para estas áreas estão: a retirada do estacionamento em 45° ao longo da Rio de Janeiro e a criação de uma faixa de tráfego adicional na praça.

Transporte coletivo

Por fim, Rafael pontua que a fluidez almejada passa pelo aumento significativo na adesão da população ao transporte público. Para viabilizar essa transição, ele citou o projeto de lei já enviado pela prefeitura à Câmara Municipal. Este projeto prevê a concessão de um subsídio tarifário à concessionária Floramar, aliado a um reajuste nos horários das linhas. Além disso, uma ampliação concreta da oferta de veículos está planejada.

“A mobilidade urbana de uma cidade só funciona de maneira integrada e sustentável quando o transporte coletivo se fortalece. Esta proposta do binário é apenas uma parte de um conjunto mais amplo de medidas. Não se trata de uma intervenção viária isolada, mas de um passo dentro de uma estratégia global”, conclui.

PUBLICIDADE
Mais Poços Já
PUBLICIDADE