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Black Friday: 89% dos consumidores querem produtos do dia a dia com frete grátis

Na percepção dos entrevistados, as maiores vantagens da Black Friday são a possibilidade de comprar produtos de valor mais alto em promoção
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Black Friday: 89% dos consumidores querem produtos do dia a dia com frete grátis
Imagem ilustrativa IA

Uma nova pesquisa conduzida pelo Instituto QualiBest aponta que o potencial de compra para a Black Friday 2025 pode atingir 91% da população brasileira internauta. Cerca de 78% dos entrevistados já realizaram compras em edições anteriores da Black Friday. Além disso, a aprovação do evento é alta, com 85% dos consumidores que já compraram recomendando-o a um amigo ou conhecido.

A pesquisa também revela que para 59% o frete grátis é a ação promocional que os consumidores demonstram mais interesse, com maior destaque entre as mulheres (62%). Em seguida, aparece o desconto direto (43%), mais valorizado pelos homens (48%). O engajamento do público é notório: a quase totalidade (95%) da população internauta declara prestar atenção nas ofertas e promoções da Black Friday.

A maioria se diz muito atenta (56%), com destaque para as mulheres (61%) e para aqueles que já tiveram experiência de compra (63%).

Hábitos de compra e fontes de informação

Para garantir a segurança e confiabilidade de uma oferta na Black Friday 2025, o público adota hábitos específicos. Os critérios mais importantes são a verificação de se o site é confiável e a comparação de preços (46%, cada). A pesquisa de preços é um hábito de quase a totalidade dos interessados na Black Friday 2025 (94%), sendo que 58% pretendem pesquisar antes do evento. As redes sociais firmam-se como a principal fonte de informação sobre ofertas da Black Friday (43%).

Quanto aos canais de compra, quase metade (48%) entende que tanto o canal online quanto o presencial oferecem ofertas vantajosas na mesma medida. A intenção de compra para 2025 se concentra nas lojas físicas (62%), nos sites das lojas (54%) e nos apps de lojas (52%). Mas na análise do conjunto dos canais, online leva vantagem.

Os consumidores estão abertos a novas oportunidades de mercado: 90% dos que pretendem participar estão dispostos a comprar produtos de uma marca que nunca compraram antes caso a promoção seja imperdível. No entanto, a maioria irá avaliar a reputação da marca antes de fechar a compra.

Confiança, frete e os desafios

A Black Friday é bem avaliada pela qualidade dos itens (80%) e pela comunicação das ofertas (79%). Contudo, os internautas são mais críticos quanto à confiabilidade (66%) e à clareza das informações sobre as ofertas (64%). Essa falta de clareza pode ser um fator que impacta a confiabilidade durante a Black Friday 2025. As principais insatisfações com o evento confirmam esses pontos: a oferta desejada se esgotou rapidamente (28%) e o frete ficou caro a ponto de não valer o desconto (27%).

Alto valor na percepção, dia a dia na intenção

Na percepção dos entrevistados, as maiores vantagens da Black Friday são a possibilidade de comprar produtos de valor mais alto (59%) ou aqueles de valor não tão alto que valem a pena quando estão em promoção (66%). As classes AB, em particular, percebem maior vantagem na compra de itens com valores mais altos (67%).

O estudo sobre a Black Friday 2025 ressalta que, apesar de eletrodomésticos e celulares/tablets liderarem o ranking de produtos percebidos como mais vantajosos, produtos do dia a dia, como higiene pessoal e beleza, vestuário, calçados, acessórios e alimentos básicos (89%) são os que lideram a intenção de compra em 2025.

Acesse o conteúdo completo do estudo clicando aqui.

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