
O Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), do Ministério da Cultura, realiza entre os dias 20 e 27 de novembro o 2º Ciclo Culturas e Territórios: Formações para o Sul de Minas. A parceria é com as agentes territoriais de cultura da região de Poços de Caldas. A programação, totalmente gratuita, reúne oficinas, rodas de conversa e formações técnicas voltadas a fortalecer agentes, coletivos e comunidades culturais. Ampliando o acesso à formação e às políticas públicas de cultura.
O PNCC é uma iniciativa estratégica do Ministério da Cultura voltada à consolidação de redes culturais em todo o país. Por meio das agentes Débora Romano, Gabriela Acerbi e Danielle Vilas Boas, representantes da região, o programa desenvolve ações permanentes de mobilização. Além de mapeamento participativo, formação e articulação com as políticas públicas.
Nesta edição, o Ciclo divide-se em dois eixos. “Comunidades em Movimento”, 20 de novembro na Associação Afro-Ancestral, em Poços de Caldas. “Cultura em Movimento”, 26 e 27, com atividades em Poços de Caldas e Andradas, com formação técnica em políticas públicas, financiamento e gestão cultural.
Representação regional em Brasília
A agente territorial Danielle Vilas Boas representou a região imediata de Poços de Caldas no Encontro Nacional do PNCC, realizado de 16 a 19 de novembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O evento marcou a assinatura do novo Plano Nacional de Cultura (PNC). E reuniu agentes do país inteiro para alinhar diretrizes, fortalecer o diálogo com o governo federal e ampliar a presença dos territórios nas políticas culturais.
Formação estratégica
Os dois últimos dias do ciclo concentram atividades voltadas ao fortalecimento institucional das políticas culturais e à qualificação dos agentes do sul de Minas. Dia 26, na Biblioteca Centenário, o gestor cultural e músico Pedro Cezar apresenta o painel “O Sistema Municipal de Cultura e o Avanço das Políticas Públicas para a Cultura em Poços de Caldas”.
Em seguida, o produtor e gestor Luciano Lima ministra a oficina “Introdução à Lei Rouanet e à PNAB”, abordando dois dos principais mecanismos de fomento à cultura no país — Lei Rouanet (Pronac) e Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). A formação é indicada para quem busca estruturar projetos culturais e compreender como acessar recursos federais.
Dia 27, o ciclo chega a Andradas, município que ainda não possui Pontos de Cultura certificados. Desde junho de 2025, Danielle Vilas Boas realiza um trabalho contínuo de capacitação. E também de acompanhamento de coletivos culturais, etapa fundamental para viabilizar novas certificações no sul de Minas.
Programação completa – 2º Ciclo Culturas e Territórios
20/11 — Comunidades em Movimento (Poços de Caldas)
Local: Associação Afro-Ancestral – Vila Guaporé
09h – Oficina de Tecelagem “Sentir e Tecer” – Leo Maia
11h – Oficina de Capoeira – Projeto Chibata
12h às 14h – Feijoada Comunitária
14h – Oficina de Maculelê – Projeto Chibata
15h – Oficina de Samba de Roda – Projeto Chibata
16h – Oficina de Jongo – Projeto Chibata
17h – Roda de Compartilhamento – Débora Romano, Mãe Ana de Iansã e Gabriela Acerbi
26/11 — Cultura em Movimento (Poços de Caldas)
Local: Biblioteca Centenário – Praça Getúlio Vargas, Centro
17h – Painel com Pedro Cezar
18h – Café colaborativo
18h30 às 21h – Oficina com Luciano Lima
27/11 — Cultura em Movimento (Andradas)
Local: Auditório da Prefeitura Municipal – Praça 22 de Fevereiro, Centro
15h – Roda de Conversa com Danielle Vilas Boas
16h30 – Café colaborativo
17h às 20h – Oficina com Danielle Vilas Boas
Serviço
Evento: 2º Ciclo “Culturas e Territórios” – Formações para o Sul de Minas
Dias 20, 26 e 27 de novembro
Poços de Caldas e Andradas (MG)
Gratuito
Realização: PNCC/MinC + Agentes Territoriais de Cultura – Região de Poços de Caldas








