
O Hospital Unimed Poços de Caldas obteve 100% de conformidade na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente (ANPSP) – 2025, realizada pela Vigilância Sanitária, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O resultado classifica o serviço na categoria de Alta Conformidade, o mais alto nível de desempenho possível.
A ANPSP é uma iniciativa nacional que avalia o grau de implantação das práticas de segurança do paciente em unidades de saúde de todo o país. O objetivo é fortalecer a cultura da segurança, aprimorar a qualidade assistencial e reduzir riscos relacionados ao cuidado. Embora o processo de avaliação contemple apenas hospitais que possuem Unidades de Terapia Intensiva (UTI), o resultado abrange toda a estrutura hospitalar. Reconhecendo o comprometimento institucional da Unimed Poços com a gestão de riscos, a qualidade e a segurança em todos os níveis de atendimento.
De acordo com a devolutiva emitida pela Vigilância Sanitária, o Hospital Unimed Poços apresentou aderência total aos indicadores de estrutura e processo, demonstrando excelência na gestão de riscos e na adoção de práticas seguras voltadas ao cuidado intensivo.
Para o diretor técnico do Hospital José Júlio Balducci, o resultado reflete o compromisso de toda a equipe multiprofissional. “Esse resultado é fruto do trabalho diário de todos os profissionais. Comprometidos com a segurança, a qualidade e a melhoria contínua dos processos”, destaca ele, que também é Diretor de Recursos Próprios da Unimed Poços.
A Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente é conduzida pela Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde (GGTES/Anvisa). E se baseia em legislações como as RDC nº 63/2011, RDC nº 36/2013 e RDC nº 11/2014. Além das metas do Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde (2021–2025).








