
Na manhã de terça-feira, 4 de novembro, o prefeito municipal de Caxambu Luiz Henrique Diório de Souza (PSDB), assinou a Lei 3140/2025 que dispõe sobre a proibição do uso de veículos de tração animal para transporte de carga e passageiros no perímetro urbano do município. E institui incentivo social para reinserção dos profissionais no mercado de trabalho.
Os charreteiros e carroceiros que estiverem dentro das exigências da lei receberão um incentivo, o que possibilitará a aquisição de um novo equipamento para dar continuidade à atividade de entretenimento turístico. Os profissionais têm até o dia 24 de novembro para se adequarem às exigências da lei, e requererem o incentivo social.
O valor do benefício é de R$ 15 mil e terá divisão em seis parcelas. Com o primeiro pagamento previsto cinco dias após a assinatura de um termo de encerramento de atividades. Os charreteiros também receberão uma cesta básica por 12 meses.
Segundo a prefeitura, são 36 charreteiros cadastrados no município, mas apenas 16 trabalham atualmente.
As charretes e carroças de tração animal poderão circular até o início de maio de 2026. Ou seja, os condutores terão um período de 180 dias para se adaptarem a uma nova forma de trabalho. Tendo a possibilidade de manterem a tradição dos passeios sem o uso de animais.







