
Na manhã da última segunda-feira (3), aconteceu uma reunião entre representantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran). O objetivo foi alinhar estratégias que melhorem o fluxo do trânsito em Poços de Caldas. E, consequentemente, garantam mais agilidade no deslocamento das ambulâncias durante os atendimentos de emergência.
O encontro faz parte de uma série de ações integradas entre os órgãos municipais para aprimorar a mobilidade urbana e a resposta aos chamados de urgência, especialmente em horários e vias de maior movimento.
Participaram da reunião o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana Rafael Tadeu Conde Maria, o coordenador de Transporte Lucas Ferreira e o coordenador de Operações de Trânsito Jorge Alexsandro dos Santos. Representando o Samu, estiveram presentes o gerente do Núcleo de Educação em Urgência Josmar Andrade e o coordenador de Enfermagem Adriano Roberto Teixeira Leite.
Pontos críticos de tráfego
Durante o encontro, os representantes discutiram pontos críticos do tráfego urbano, melhorias na sinalização, protocolos de comunicação entre as equipes de trânsito e o Samu. E ainda possíveis adequações de rotas para facilitar o deslocamento rápido das ambulâncias até os locais das ocorrências.
“Nosso objetivo é integrar os esforços entre os setores de trânsito e o serviço de urgência para que o atendimento chegue com mais rapidez e eficiência a quem precisa. Essa parceria é fundamental para salvar vidas e otimizar o trabalho das equipes de emergência”, destacou o secretário Rafael.
O gerente Josmar reforçou a importância da articulação entre os órgãos para superar desafios do cotidiano das equipes de socorro. “Muitas vezes, segundos fazem toda a diferença em uma ocorrência. Por isso, o apoio do Demutran e a construção de estratégias conjuntas são essenciais para que possamos garantir um atendimento ágil e seguro. Essa aproximação entre os setores representa um grande avanço para o sistema de urgência do município”, afirmou Josmar.
A Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana e o SAMU destacaram que foi criado um grupo de comunicação direta via WhatsApp. Para haver integração entre Samu, Demutran e Corpo de Bombeiros. Com o objetivo de agilizar o repasse de informações e coordenar as ações em tempo real entre os órgãos.
Além disso, novas reuniões e ações conjuntas estão previstas, com foco em aprimorar continuamente os protocolos de resposta, otimizar a sinalização viária. E também reforçar a conscientização dos motoristas sobre a importância de dar passagem aos veículos de emergência.








