
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana (SMSEGMU) informou que trecho da avenida Mansur Frayha, em Poços de Caldas, passará por melhorias na sinalização. E terá instalação de novos equipamentos de fiscalização eletrônica de velocidade a partir de 2026. A medida tem como objetivo reduzir o número de sinistros registrados na via. Considerada uma das principais ligações entre a região central e a zona sul do município.
O trecho que passará por melhorias – com possível instalação de radares – abrange a área entre a rotatória do ginásio Dr. Arthur de Mendonça Chaves e a avenida João Pinheiro, na entrada do bairro Véu das Noivas. Incluindo também o segmento entre a rua Caetano Peterle e a avenida Chafif Frayha, que receberá revitalização da sinalização horizontal.
Atualmente, a Mansur Frayha conta com três dispositivos de fiscalização eletrônica. Um equipamento de avanço semafórico no sentido centro-bairro, no cruzamento com a avenida Antônio Togni. E dois radares de velocidade defronte ao número 3790, com velocidade regulamentada de 60 km/h.
Velocidades
O levantamento da Secretaria mostra que, apenas em 2025, foram registradas mais de 1,8 milhão de passagens de veículos pelos radares da via. Os dados apontam velocidade média predominante entre 30 e 39 km/h no trecho monitorado. Mesmo assim, a Secretaria identificou pontos críticos com maior concentração de acidentes. Especialmente no retorno em frente às concessionárias de veículos, próximo ao número 1350.
De acordo com o secretário Rafael Tadeu Conde Maria, também está em andamento a revitalização da sinalização horizontal entre as ruas Caetano Peterle e Chafif Frayha, com conclusão prevista até o fim de novembro deste ano. “O planejamento da pasta prevê, ainda, a modernização dos controladores semafóricos. Eles serão substituídos por modelos com inteligência artificial embarcada, capazes de contribuir para uma maior fluidez do trânsito”, destacou.
A pasta ainda reforçou que a avenida Mansur Frayha é de responsabilidade integral do município. E que as ações de segurança viária integram um conjunto de medidas de educação e conscientização no trânsito. Com palestras, blitzen educativas e campanhas desenvolvidas em parceria com outras forças de segurança e instituições locais.
                    







