
A Alcoa Foundation, com apoio do Instituto Alcoa e em parceria com o grupo de inclusão AWN – Rede de Mulheres da Alcoa (focado em equidade de gênero), realizou uma ação voluntária na Santa Casa de Poços de Caldas. Que também beneficiou a instituição com a doação de 15 mil dólares para a criação de um Jardim Terapêutico. A iniciativa integra a Campanha de Impacto Comunitário. Ação global promovida pela Alcoa Foundation que estimula o voluntariado e fortalece a conexão entre colaboradores e as comunidades onde a empresa atua.
Nesta segunda edição da campanha em Poços de Caldas, a ação beneficiou a Santa Casa. O projeto do Jardim Terapêutico visa ampliar a humanização do atendimento hospitalar, oferecendo um espaço de cuidado complementar aos pacientes e seus acompanhantes. O investimento representa um avanço significativo na qualidade do ambiente hospitalar. Alinhado às melhores práticas internacionais de saúde e bem-estar.
Cuidar de quem cuida
A atividade promovida pelos voluntários da Alcoa teve como tema “Cuidar de quem cuida”, envolvendo cerca de mil colaboradores da Santa Casa. A ação reforçou a importância do autocuidado entre os profissionais da saúde.
“É uma alegria participar de mais uma edição da Campanha de Impacto Comunitário, especialmente ao lado de voluntárias e voluntários aliados da AWN, nossa Rede de Mulheres. É uma honra colaborar com uma instituição tão relevante quanto a Santa Casa, com a qual mantemos uma relação histórica desde o início das operações da Alcoa em Poços de Caldas”, destacou Laene Souza, gerente de Compras e Llder Regional da AWN.
Desde então, a Alcoa investiu mais de dois milhões de reais em projetos que melhoraram o atendimento e a infraestrutura da instituição, inclusive durante a pandemia da Covid-19.
Para Cláudia Regina Gomes Rocha, coordenadora de Relações Institucionais da Santa Casa, a ação foi de grande importância. “Nossos profissionais dedicam-se diariamente ao cuidado com as pessoas. E essa iniciativa vem justamente para reforçar a importância do autocuidado. A doação para o projeto do Jardim Terapêutico é de grande relevância. Esse espaço será voltado para a humanização do atendimento, oferecendo conforto aos pacientes e seus acompanhantes, que muitas vezes permanecem por semanas no hospital. Será um verdadeiro espaço de respiro dentro da instituição, e esperamos poder implementá-lo em breve.”
Com o apoio da Alcoa Foundation, do Instituto Alcoa e da AWN – Rede de Mulheres da Alcoa, a implantação do Jardim Terapêutico reforça o compromisso da empresa com a comunidade de Poços de Caldas. Demonstrando que o cuidado vai além do tratamento médico. Alcançando também o acolhimento, a saúde emocional e o bem-estar coletivo.







