
Esta sexta-feira, 31 de outubro, marca uma nova fase para a Biblioteca Pública Municipal Manuel Francisco Costa Guimarães, no Conjunto Habitacional, na zona sul de Poços de Caldas. Foi inaugurada a nova sede da biblioteca, agora localizada na rua Álvaro Quinteiro Junior, 345. O evento faz parte da programação do aniversário de 153 anos da cidade.
A biblioteca da zona sul foi inaugurada em maio de 2004 e, após 21 anos no mesmo endereço, ganhou um novo lar, com estrutura adequada e instalações mais amplas para receber o acervo, acolher os leitores. E ainda oferecer um atendimento ainda mais completo à comunidade da zona sul.
“Esse novo lugar tem segurança e condições estruturais para manter o acervo e se fortalecer ainda mais como espaço de encontro e celebração da leitura, do livro e da literatura”, destacou o prefeito Paulo Ney.
Além do prefeito, a solenidade de inauguração contou com a presença do vereador Douglas Dofu, representando a Câmara Municipal, secretários municipais, equipe, convidados e comunidade local.
Homenageado
O neto Ricardo Guimarães e o bisneto Arthur Guimarães representaram a família do homenageado. O bisneto ressaltou que toda a família está feliz com a homenagem e que é muito gratificante saber que o legado de seu bisavô em prol da cultura e da literatura está preservado e acessível para as próximas gerações.
Manuel Francisco da Costa Guimarães nasceu na cidade do Porto, em Portugal, em 7 de novembro de 1916. Atuou no Ministério das Finanças e se dedicou intensamente às atividades culturais. Fundou o Coral Infantil Scalabitano e sua Orquestra, com o propósito de oferecer educação musical gratuita a todas as classes sociais. Foi também colaborador do jornal Correio do Ribatejo. E ainda diretor do Clube Literário Guilherme de Azevedo.
Em 1949, veio para o Brasil, onde trabalhou no ramo da hotelaria no Rio de Janeiro. Já aposentado, mudou-se para Poços de Caldas em 1995, dedicando-se à vida intelectual e à divulgação da literatura local.
Foi colaborador dos jornais Mantiqueira e Jornal da Cidade. Ccriador do Portal dos Escritores e membro da Associação Sul-mineira de Imprensa e da Academia Poços-caldense de Letras. Publicou duas obras de crônicas: A quarta idade – comecei aos 81 anos e a Primavera no Outono. Faleceu em 8 de abril de 2007, deixando um legado de amor às letras e à cultura poços-caldense.








