IGUALDADE RACIAL

Professora de Poços recebe prêmio por projeto de educação antirracista

A educadora de Poços de Caldas atua nas redes municipal e estadual desde 2001
PUBLICIDADE
Professora de Poços recebe prêmio por projeto de educação antirracista
Divulgação

A Divisão da Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Assistência Social parabeniza a professora e integrante da Rede da Igualdade Racial Cíntia Terezinha Lemes. Ela recebeu o prêmio Heley de Abreu Silva Batista através do Conselho Estadual de Educação, em solenidade realizada na última quarta-feira (22), em Belo Horizonte.

A honraria acontece anualmente pelo Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE-MG) a cinco pessoas cujas ações e trajetórias de vida se destacam na defesa e promoção da educação em Minas Gerais. Os agraciados receberam uma medalha alusiva ao mérito e um diploma de menção honrosa.

PUBLICIDADE

A educadora de Poços de Caldas é professora de História das redes municipal e estadual desde 2001 e recebeu o prêmio pelo projeto de Educação Antirracista em desenvolvimento na Escola Estadual Dr João Eugênio de Almeida, no Jardim São Paulo. A iniciativa não apenas contribuiu para a formação de cidadãos mais conscientes como também promoveu inclusão e fortaleceu os laços de respeito e empatia dentro da comunidade escolar.

PUBLICIDADE

Política pública nacional

O projeto foi realizado com alunos do Ensino Regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA), ambos do período noturno. Em parceria com diversas instituições, como Centro Cultural Chico Rei, além dos professores da própria escola. A ação está no âmbito da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola.

A professora Cíntia destaca que, até então, a premiação havia agraciado pessoas ligadas à educação especialmente envolvidas na formação docente. “São premiados os cinco melhores projetos na área da Educação em Minas Gerais, que promovem boas práticas e transformações na sociedade. Já foram premiados pesquisadores, reitores, gestores e, agora, o nosso projeto que é voltado para diretamente para os alunos”, celebra.

Ela conta que o projeto abarca diversas temáticas dentro da educação antirracista. Como violência contra a mulher, direitos humanos, direitos trabalhistas, políticas afirmativas e cotas raciais, oficinas sobre profissões, autocuidado e autoestima. Também com a participação dos alunos, que levaram representantes de Ternos de Congos e de terreiros de Umbanda para debater a intolerância religiosa sofrida pelas religiões de matriz africana.

“As ações contemplam a diversidade, respeito, empatia e inclusão”, ressalta. A docente atua, ainda, na Escola Municipal Mariquinhas Brochado, no Parque Pinheiros, onde também aborda a temática da educação antirracista.

A premiação

Instituída pelo Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE-MG) em 2022, a premiação homenageia a professora Heley de Abreu Silva Batista. Ela se tornou um símbolo de heroísmo ao sacrificar sua vida para salvar crianças durante um ataque à escola em que trabalhava, em 5 de outubro de 2017, em Janaúba, no norte de Minas.

PUBLICIDADE
Mais Poços Já
PUBLICIDADE
Don`t copy text!