
A iniciativa do Procon de Poços de Caldas, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, tem levado os serviços de defesa do consumidor a diferentes regiões da cidade. Lançado recentemente, o Procon Itinerante já atendeu aproximadamente 300 pessoas. E continua recebendo diversos agendamentos, consolidando-se como um importante canal de acesso à cidadania e aos direitos do consumidor.
O projeto tem o objetivo de descentralizar o atendimento do Procon, levando orientação e suporte aos consumidores que encontram dificuldades em se deslocar até a sede do órgão. A ação acontece nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
Para dar mais eficiência ao trabalho, uma nova unidade do Procon foi criada dentro do sistema ProConsumidor. Voltada exclusivamente às demandas do Procon Itinerante. A medida visa segmentar os atendimentos, garantindo melhor acompanhamento dos casos e facilitando o retorno das demandas registradas durante as ações nos bairros.
Durante os atendimentos, os consumidores podem registrar reclamações, pedir orientações sobre direitos, fazer consultas e encaminhamentos ou mesmo tirar dúvidas sobre contratos, cobranças, compras online, serviços essenciais e outros temas do dia a dia.
As equipes dos Cras fazem os agendamentos de acordo com a demanda de cada unidade. O consumidor interessado deve entrar em contato com o centro de referência mais próximo. Levando documentos pessoais, comprovante de residência e materiais relacionados ao caso (como nota fiscal, contrato ou comprovante de pagamento).
Agenda de palestras do Procon Itinerante
29/10 – Cras Leste 2
04/11 – Fonte de Vida Nova
12/11 – Apae
Instituições interessadas em receber palestras ou participar do projeto podem entrar em contato diretamente com o Procon para agendamento.








