
A jornalista, escritora e curadora Jéssica Balbino, autora do livro Porca Gorda (Barraco Editorial), abre inscrições para o curso “Autoficção Radical, o corpo como insólito”. Ele acontece em formato online, com turma limitada. A proposta, descrita pela autora como “um curso de escrita desobediente”, convida os participantes a escrever com o corpo. Explorando as potências, dores e prazeres que habitam a carne como arquivo vivo de histórias.
“Escrever é, muitas vezes, um ato de desobediência – com o tempo, com o silêncio e com as normas. Este curso nasce do desejo de criar um espaço para escrever o que o corpo sente. O que o corpo lembra e o que o corpo já não consegue calar”, explica Jéssica.
Inspirado no processo criativo do livro Porca Gorda, o curso propõe quatro encontros imersivos que transitam entre corpo, linguagem e invenção. As aulas exploram temas como memória, dissidência, erotismo e performance. Articulando teoria e prática de forma acessível e visceral. A partir da autoficção radical, a autora convida cada participante a encontrar sua própria voz através de exercícios, leituras e partilhas afetivas.
Entre as atividades estão práticas de escrita sensorial, leituras guiadas, discussões sobre corpo e narrativa. E ainda a criação de um texto-manifesto final, lido em performance no último encontro. “Mais do que aprender técnica, trata-se de viver a escrita como presença. A literatura pode ser um campo de invenção e desobediência e o corpo, a primeira página onde tudo começa”, diz Jéssica.
O curso oferece três modalidades de inscrição – ideal, intermediária e social. E inclui certificado e material de apoio digital. Há bolsas disponíveis. As vagas são limitadas, para garantir trocas íntimas e acompanhamento próximo.
Jéssica Balbino
Escritora, jornalista e curadora, é autora de Porca Gorda, Gasolina & Fósforo e Traficando Conhecimento. Mestre em Comunicação pela Unicamp, colunista do Estado de Minas e professora de Bibliodiversidade na PUC. atua em Sescs, Itaú Cultural, escolas e festivais com oficinas e mediações sobre corpo, literatura e dissidências. Apresentadora do podcast Rabiscos. Uma das vozes mais potentes da literatura contemporânea brasileira, tem textos adotados em universidades internacionais e integra júris de prêmios como Jabuti, Caminhos e Pallas. Atua na curadoria de festivais como Flipei, Lá na Laje e Mostra Integrada de Artes. É também curadora e mediadora do clube do livro “Meu Corpo Sou Eu”
Serviço
Curso: Autoficção Radical, o corpo como insólito | com Jéssica Balbino
Online
Início: 4 de novembro de 2025
Duração: 4 encontros de 2h cada
Inscrições: http://bit.ly/corpoinsolito