
O trevo de acesso ao Ceasa e ao Jardim Philadelphia, na avenida Wenceslau Brás, registrou 18 acidentes nos últimos 24 meses, sendo 10 com vítimas. Isso segundo levantamento da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana enviado na resposta ao Requerimento do vereador Tiago Mafra (PT). Não há registros de “quase acidentes”.
O volume médio de veículos no trevo é de 450 por hora em ambos os sentidos, considerado fluxo livre e abaixo da capacidade projetada para a via.
Revitalização
A sinalização do local está de acordo com a resolução 973/2022 do Contran. Mas a prefeitura planeja revitalização completa em 2026. Para reduzir conversões irregulares, estão sendo instaladas novas placas de orientação. Enquanto projetos de médio e longo prazo incluem a construção de um trevo adequado à demanda do tráfego.
Levantamentos planialtimétricos já foram realizados, e anteprojetos de readequação estão em estudo para melhorar a segurança viária. Ainda de acordo com a resposta, a avenida Wenceslau Brás é de responsabilidade total do município e não há restrições técnicas que impeçam intervenções imediatas. A sinalização vertical será finalizada até dezembro de 2025 e a horizontal está prevista para 2026.
Não há registros específicos de ações educativas no local, mas a fiscalização com orientações verbais e autuações está em andamento. Também não existem documentos produzidos em 2024 e 2025 sobre vistorias, projetos ou manutenção da sinalização.