
A Câmara de Poços de Caldas aprovou um Requerimento que questiona a prefeitura sobre a criação do Centro de Monitoramento da represa Bortolan. Segundo o autor, vereador Douglas Dofu (União), o pedido faz parte de uma série de proposições a respeito das ações colocadas em prática, neste ano, pelo Poder Executivo.
Plano de governo
A proposta de criação do Centro de Monitoramento, no local onde funcionava o antigo Clube da Celanese, integra o plano de governo do atual prefeito. O objetivo, de acordo com o Requerimento, é estabelecer um espaço técnico voltado à análise contínua da qualidade da água. E ainda à prevenção de focos de poluição e ao acompanhamento de usos irregulares do reservatório.
Dofu comenta que a represa Bortolan é citada pela população como ponto de preocupação ambiental e de saúde pública. “São muitas as indagações e proposições apresentadas no Legislativo sobre essa questão. A comunidade aponta episódios de poluição, descarte inadequado de resíduos, pescas ilegais e outras irregularidades e pede uma solução”, afirma o parlamentar.
Para o vereador, as reivindicações feitas apontam a necessidade de implantação de um sistema permanente de monitoramento e de parcerias técnico-científicas que garantam a preservação desse importante manancial. “Tenho acompanhado de perto essa e outras situações, por isso o protocolo de vários Requerimentos que tratam do plano de governo da atual gestão. São iniciativas que merecem atenção e queremos saber o motivo de não terem saído do papel ainda”, declara.
Questionamentos
Como o município se aproxima do encerramento do primeiro ano de gestão, Dofu apresenta os questionamentos. Pergunta se há estudo, projeto ou proposta em elaboração para a criação de um Centro de Monitoramento da Represa do Bortolan. E também se o Executivo mantém diálogo com universidades, centros de pesquisa ou empresas privadas para viabilização técnica e financeira da iniciativa. Quer saber da existência ou não de um levantamento atualizado sobre os principais pontos de poluição, ocorrências de pesca irregular e outras atividades impactantes na represa. E ainda a previsão de implantação de um sistema de monitoramento contínuo da qualidade da água e das condições ambientais da área.
Todas as proposições apresentadas e aprovadas pela Câmara, referentes à represa Bortolan, encontram-se disponíveis no site da Câmara: www.pocosdecaldas.mg.leg.br.