RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Minas Gerais firma parceria inédita com a região do Vêneto durante missão na Itália

Acordo prevê o envolvimento direto de universidades, centros de pesquisa, associações empresariais
PUBLICIDADE
Minas Gerais firma parceria inédita com a região do Vêneto durante missão na Itália
Foto Aluisio Eduardo-Digital MG

O governador Romeu Zema segue em missão oficial na Europa com a comitiva do Governo de Minas. Ele se reuniu, nesta segunda-feira (20), em Veneza, na Itália, com o presidente da região do Vêneto Luca Zaia.

Os dois formalizaram uma parceria estratégica e inédita entre Minas Gerais e uma das economias mais inovadoras e produtivas da Itália. A assinatura do Memorando de Entendimento marca o início de uma cooperação bilateral com a região. Voltada para o desenvolvimento sustentável, inovação e intercâmbio institucional.

PUBLICIDADE

O acordo estabelece a promoção de ações conjuntas em áreas como ciência, tecnologia, educação, indústria agroalimentar e vitivinícola, cultura, turismo, esportes, energia renovável, tecnologias limpas, digitalização, gestão territorial, infraestrutura e transporte local.

Incremento nas relações

A assinatura representa um marco nas relações bilaterais entre Minas Gerais e o Vêneto, consolidando uma cooperação estruturada e de longo prazo. A iniciativa é resultado de tratativas iniciadas em 2024 pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra). E reforça o compromisso do Governo de Minas com o desenvolvimento sustentável e a internacionalização da economia do estado.

A metodologia do acordo prevê o envolvimento direto de universidades, centros de pesquisa, associações empresariais, pequenas e médias empresas, além de equipes técnicas do setor público. O objetivo é a troca de experiências, a participação em feiras e eventos, além do desenvolvimento de políticas públicas conjuntas.

Vêneto

A região do Vêneto é uma das principais economias da Itália e da Europa, com forte presença industrial, especialmente em setores como mecânica, agroindústria, têxtil, vidro, joias, eletrodomésticos e móveis. A região também se destaca na produção de vinhos, sendo responsável por 19% da viticultura italiana, e é referência em inovação, turismo e sustentabilidade.

PUBLICIDADE
Mais Poços Já
PUBLICIDADE
Don`t copy text!