
A Secretaria de Educação de Poços de Caldas anunciou, nesta terça-feira, a contratação imediata de oito psicólogas escolares. Elas atuarão de forma exclusiva nas 25 escolas da rede municipal de ensino.
A iniciativa representa um passo importante na valorização da saúde mental e no fortalecimento do bem-estar emocional dos estudantes. O tema tem ganhado cada vez mais relevância na educação brasileira.
As novas profissionais tiveram convocação por meio de concurso público e a missão é desenvolver programas e ações voltadas à saúde mental nas unidades escolares. Oferecendo acompanhamento psicológico, mediação de conflitos, escuta ativa e apoio emocional a alunos, professores e famílias.
Objetivos
O Programa de Saúde Mental para a Comunidade Escolar terá implantação em Poços de Caldas com base em diretrizes do Governo de Minas Gerais. Os objetivos são promover a saúde mental da comunidade escolar, garantir o atendimento psicossocial em parceria com os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Unidades Básicas de Saúde (UBS). Além de integrar os serviços de educação, saúde e assistência social. Também sensibilizar a sociedade sobre a importância dos cuidados emocionais, realizar ações e palestras preventivas, com foco também na eliminação da violência doméstica e familiar contra a mulher.
Os atendimentos serão de forma integrada e multidisciplinar, envolvendo a criança e/ou adolescente, a família, a escola, a comunidade e os serviços de saúde. Com acompanhamento contínuo das equipes municipais.