Exames de imagem confirmaram uma lesão cerebral grave em uma mulher de 37 anos, internada em estado grave após ingerir acidentalmente uma planta tóxica conhecida como “Fumo Bravo”.

A confirmação veio em boletim médico divulgado neste domingo (12) e reforçada pela secretária de Saúde de Patrocínio Luciana Rocha. A vítima acreditava estar consumindo uma folha de couve durante uma refeição familiar na última quarta-feira (8).
Além dela, um homem de 60 anos também segue internado em estado considerado grave. Conforme a equipe médica, os profissionais não conseguiram suspender a sedação do paciente, que permanece em coma induzido e depende de aparelhos para respirar.
Situação das outras vítimas
Ao todo, quatro vítimas deram entrada na Santa Casa de Misericórdia de Patrocínio na última quarta-feira. Uma quarta pessoa intoxicada, um homem de 67 anos, apresentou sintomas mais leves em comparação aos outros e conseguiu receber alta médica na tarde de quinta-feira (9).
O caso
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a família havia se mudado recentemente para uma chácara na região. Ao colher o que acreditava ser couve para o almoço de confraternização, os moradores pegaram, na verdade, a Nicotiana glauca, uma espécie venenosa que também recebe os nomes de charuteira ou couve-do-mato e fumo bravo.
Ainda de acordo com os bombeiros, após refogar e consumir a planta no almoço, os sintomas começaram a aparecer rapidamente. As quatro vítimas relataram mal-estar, dormência nas pernas, fraqueza generalizada, dificuldade para respirar e visão embaçada.
Além dos quatro intoxicados, os bombeiros também encaminharam uma criança de 1 ano e 6 meses para observação médica. A menina estava presente na confraternização, mas não consumiu a planta tóxica. Por precaução, os médicos a mantêm sob observação.