
O jornal O Globo acaba de lançar o podcast “Caso Zero”. O programa traz informações e investigações sobre a chamada máfia do transplante de órgãos, que teria operado em Poços de Caldas até o ano de 2000.
A produção conta com cinco cinco episódios, dois já disponíveis, e investiga o acontecimento que, posteriormente, revolucionou os procedimentos de transplante de órgãos em todo o país. A produção vai liberar os três episódios restantes nas próximas segundas-feiras.
O podcast busca retratar os acontecimentos e as consequências 25 anos depois dos primeiros apontamentos de irregularidade. Lembrando que alguns dos acusados estão presos, mas ainda afirmam sua inocência.
Dessa forma, a série busca uma resposta crucial: o que realmente aconteceu após a morte do menino Paulo Veronesi Pavesi? E, acima de tudo, será que a justiça prevaleceu de fato?
O caso
O nome do podcast faz referência à morte do menino Paulo Veronesi Pavesi, classificado nos processos como Caso Zero, já que foi a partir do caso dele que se acendeu o alerta para possíveis irregularidades.
Vale lembrar que, em abril de 2000, o garoto de apenas 10 anos sofreu um acidente no prédio onde morava com a família em Poços de Caldas. Ele teve diagnóstico de morte encefálica, levando a família a autorizar a doação dos órgãos.
Posteriormente, o pai Paulo Pavesi recebeu a conta do hospital e deu início às investigações que culminaram com acusações de irregularidades em transplantes.
Como resultado, as denúncias motivaram uma grande operação da Polícia Federal e do Ministério Público. A crise, consequentemente, chegou aos mais altos escalões do poder, atingindo o Ministério da Saúde e culminando na abertura de uma CPI no Congresso Nacional.
Clique aqui para ouvir os episódios.