
O espetáculo “Quando uma palavra nasce”, de Valber Rodrigues, esteve em turnê pelo sul de Minas ao longo do ano de 2024 através do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais. O projeto realizou a última ação no dia 1º de outubro, na Escola Estadual Professora Cleusa Lovato Caliari, em Poços de Caldas.
Houve a exibição do filme autoral do artista poços-caldense, além de roda de conversa com os alunos sobre o mercado cultural nos interiores e nas periferias. Os alunos do ensino médio receberam a atividade que foi mediada pelo autor do filme, Valber Rodrigues, e pelo professor de literatura da escola, Lincoln Vieira.
Nesta obra autoral, o ator aborda “autobiografias inventadas”, investigando as metodologias e teatralidades do ato performativo de se contar a própria história. A poética de sua encenação passa pelo teatro de formas animadas, pela poesia e, nos últimos anos, pelo audiovisual e novas tecnologias.
“Quando uma palavra nasce” estreou em 2020 através da Lei Aldir Blanc no Festival Poços Curte em Casa e esteve em cartaz no Festival Nacional de Teatro de Passos em 2021 e na 6ª Mostra Sesc de Cinema em 2023 com exibições em Poços de Caldas, Pouso Alegre, Montes Claros e Belo Horizonte. Desde sua estreia, o espetáculo já aconteceu em diversos meios, como o cinema, a instalação, o teatro e, no Festival do Inverno de Poços de Caldas de 2023, a rua.
A ação formativa com os alunos da Escola Estadual Professora Cleusa Lovato Caliari ocorreu de forma gratuita e acessível, pois é a contrapartida social do projeto aprovado no edital FEC 09/2024 Circula Minas, que financiou a turnê do espetáculo nas cidades de Andradas, Botelhos e Machado.
Sobre a importância do diálogo com a comunidade escolar, pontua o professor Lincoln: “Receber o Valber na escola é muito importante para conectar a educação pública com a produção artística da cidade, feita por poços-caldenses e por um artista periférico, como é o caso. Os alunos tiveram um exemplo vivo de uma pessoa que também vem de uma realidade de escassez como eles e que transformou seus traumas e angústias em arte de qualidade e que possibilita tanto diálogo. O gênero autoficção tem aparecido bastante na contemporaneidade e acredito que seja uma das tendências da literatura e da arte produzidas hoje. O filme ‘Quando uma palavra nasce’ trata de maneira sensível e poética temas sobre os quais todas as pessoas acabam tendo que refletir um dia: família, perdas, luto, cura.”
A ficha técnica do projeto conta com atuação e direção de Valber Rodrigues, figurinos de Carine Michelucci, produção de Julia Montezano, tradução em Libras de Mayara Sena, fotografia de Kauana Benelli e assessoria de imprensa de João Araújo. O projeto é patrocinado pelo Fundo Estadual de Cultura através do edital FEC 09/2024 Circula Minas, com realização da Secretaria de Turismo e Cultura de Minas Gerais.