MEIO AMBIENTE

Alcoa debate descarbonização e gestão consciente de resíduos em Poços de Caldas

Cases de sucesso da companhia foram apresentados
PUBLICIDADE
Alcoa debate descarbonização e gestão consciente de resíduos em Poços de Caldas
Visita dos congressistas ao Parque Ambiental

A Alcoa participou da 22ª edição do Congresso Nacional de Meio Ambiente, que aconteceu em Poços de Caldas de 7 a 10 de outubro. O evento, que teve como tema “Sociedade em Risco – O Imprevisível é o Novo Normal”, foi uma oportunidade para a companhia reforçar o seu compromisso global com a descarbonização, a biodiversidade e a economia circular.

Além de patrocinadora do evento, Alcoa marcou presença em uma mesa de debate e recebeu participantes em uma visita técnica ao seu Parque Ambiental.

PUBLICIDADE

Durante a abertura do Congresso, dia 7 de outubro, a empresa prestigiou uma homenagem a Don Duanne Williams, geólogo e ex-gerente de Mineração da Alcoa. Ele foi reconhecido pelo seu grande pioneirismo na educação ambiental em Poços de Caldas, incluindo a fundação do Parque Ambiental, há mais de 30 anos.

PUBLICIDADE

No dia 9 de outubro, Daniel Soares, gerente regional de Meio Ambiente, apresentou cases sobre descarbonização e economia circular desenvolvidos nas unidades da Alcoa em Poços de Caldas, Juruti (PA) e São Luís (MA). Brigída Costa, engenheira Florestal da Alcoa em Poços de Caldas e Amilcar Saporetti Junior, professor do IFSuldeMinas, apresentaram estudos sobre monitoramento da Mata Atlântica nas áreas reabilitadas pela mineração. O debate foi conduzido por Sarah Pimenta, gerente de Meio Ambiente da unidade de Poços.

“A Alcoa investe na transição energética para entregar alumínio de baixo carbono ao mercado. A descarbonização da nossa cadeia de valor é um compromisso central, com metas claras de zero emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050”, afirma Daniel Soares. ”

PUBLICIDADE

Em Poços de Caldas, a inovação em sustentabilidade já apresenta resultados. A unidade possui a menor emissão de carbono por tonelada de alumina produzida entre as refinarias da Alcoa no mundo e é referência global pelo uso do Filtro Prensa, equipamento que permite a disposição seca do resíduo de bauxita.

“Nos últimos dois anos, reduzimos as taxas de emissões de carbono com a reciclagem de alumínio e o uso de caldeiras elétricas, entregando produtos mais verdes, como a alumina com o selo Sustana EcoSource, que comprova a sua produção com baixa emissão de carbono”, explica Sarah Pimenta.

Para conhecer os resultados na prática, os congressistas visitaram, na sexta-feira, o Parque Ambiental da Alcoa em Poços, onde observaram de perto boas práticas e o trabalho de reabilitação de áreas mineradas da unidade. O Parque mantém um viveiro capaz de produzir até 120 mil mudas de 90 espécies nativas da Mata Atlântica por ano, o que demonstra a preocupação da empresa com a preservação da biodiversidade e o engajamento social.

Ana Carla Araújo, engenheira ambiental, veio de São Paulo (SP) para participar pela primeira vez do Congresso, e avaliou positivamente a atuação da Alcoa. “Gostei muito de conhecer o Parque Ambiental e ver que o que é comunicado pela empresa é vivido na prática. A atuação com as comunidades também foi um ponto muito positivo”, avalia.

 

PUBLICIDADE
Mais Poços Já
PUBLICIDADE
Don`t copy text!