
Acontece na próxima sexta-feira (10) a segunda oficina gratuita do projeto “A voz que chama para brincar”, da artista e educadora musical Nanda Dearo. Esta é uma oportunidade para que artistas e outras pessoas com interesse em canto possam aprender novas técnicas de criação e improvisação.
Além disso, a proposta é que os exercícios ocorram no território da palhaçaria, ou seja, com jogos e brincadeiras. Por isso, a orientação é que os participantes estejam com roupas leves e confortáveis, que permitam movimentos livres.
A inscrição é gratuita e deve ser feita online, clicando aqui. A oficina estará na programação do “Mixiricar-te Aberta” e acontece na sede da Mixiricar-te Cultural (Rua Haroldo Mariano, 239, Jardim Vitória V).
A voz que chama

As atividades da oficina fazem parte de uma metodologia própria, criada por Dearo a partir do curso com a mestra italiana Francesca Della Monica. As aulas começaram em março e são possíveis por conta do projeto aprovado no edital 12/2024 da Política Nacional Aldir Blanc de Minas Gerais – bolsas de experimentação em música.
O projeto também conta com aulas de canto particulares gratuitas para dois artistas locais que foram selecionados mediante análise de portfólio, considerando também as políticas afirmativas.
Um dos alunos é o artista Gabriel Solanno. Ele relata que o treinamento proposto por Dearo é leve e ao mesmo tempo um catalisador da evolução profissional. “Desde o começo dos meus estudos de canto a Fernanda esteve presente me ajudando sempre que precisei, mas essa nova abordagem está me fazendo perceber lugares de leveza e diversão que eu nunca imaginei que conseguiria chegar”.
O ambiente proposto em “A voz que chama para brincar” é descontraído e acolhedor, livre de julgamentos. A imagem do picadeiro tem como objetivo incentivar a dilatação corporal e a tridimensionalidade do gesto, incentivando a expressão autêntica e o desenvolvimento da autonomia artística.
A atriz e cantora Hellen Sallys conta que as aulas têm modificado a relação dela com o palco e com o canto: “Eu vejo muita evolução em utilizar mais o corpo e a brincadeira, essa parte do picadeiro do circo ajuda a me ambientar ao lugar onde estou apresentando”.
Serviço
Oficina “A voz que chama para brincar”
Dia 10 de outubro, das 17h30 às 20h30
Mixiricar-te Cultural (rua Haroldo Mariano, 239, Jardim Vitória V)
Inscrições gratuitas clicando aqui
Saiba mais sobre o projeto no Instagram (@avozqchama)