Neste domingo, 5 de outubro, Poços de Caldas celebra o Dia Municipal dos Ternos de Congos. Para marcar a data, acontecerá missa em ação de graças, às 9h, na capela de São Benedito.
Já terça-feira, 7 de outubro, às 14h, a Câmara Municipal recebe a abertura de uma exposição fotográfica que evidencia a importância dos congos na formação histórica e cultural do município.
Tradição centenária em Poços de Caldas, os Ternos de Congos são a expressão máxima da Festa de São Benedito, realizada ao menos desde 1904, data do primeiro registro preservado que comprova sua execução, ainda na então Freguesia de Nossa Senhora da Saúde das Águas de Caldas. Desde 2020, a Festa de São Benedito é reconhecida como bem imaterial do patrimônio cultural da cidade.
Desde 2022, o município celebra oficialmente o Dia Municipal dos Ternos de Congos, data que simboliza o respeito e a valorização da herança afro-brasileira. Os tambores reverenciam a fé e a devoção ao santo negro, marca do sincretismo que caracteriza a cultura mineira.
A data
A instituição do Dia Municipal dos Ternos de Congos foi pela Lei nº 9.589, de 22 de maio de 2022. A escolha da data se deve à celebração nacional de São Benedito, integrando o Calendário Oficial de Eventos Turísticos, Culturais e Desportivos do município.
De acordo com informações da Arquidiocese de São Paulo, a identificação do povo brasileiro com São Benedito é tão forte que sua comemoração no país tem data própria. Embora no mundo todo sua festa seja celebrada em 4 de abril, dia de sua morte, no Brasil ela ocorre em 5 de outubro. Isso por uma deferência canônica concedida em 1983 pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Serviço
Missa em Ação de Graças ao Dia Municipal dos Ternos de Congos
Dia 5 de outubro, às 9h
Capela de São Benedito (praça Coronel Agostinho Junqueira, s/n)
Abertura da exposição fotográfica
Dia 7 de outubro, 14h
Câmara Municipal de Poços de Caldas