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Poços de Caldas
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PROJETO CULTURAL

Projeto de xilogravura alternativa leva arte a duas escolas de Poços

Oficinas estimulam criatividade, inclusão e protagonismo dos alunos
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Projeto de xilogravura alternativa leva arte a duas escolas de Poços
Foto Kaique Caliari

Duas escolas da rede municipal de ensino de Poços de Caldas estão sendo palco de uma iniciativa cultural que alia criatividade, inclusão e arte acessível. Trata-se do projeto Xilo Alternativo, que oferece oficinas de xilogravura adaptada aos alunos das escolas José Mamud Assan, no bairro Vila Rica, e José Avelino de Melo, na zona rural, região da Fazenda Lambari. A ação é viabilizada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Hotel Golden Park e apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Alternativa

A proposta do Xilo Alternativo é difundir a técnica da xilogravura por meio de uma abordagem alternativa e mais acessível. Em vez da madeira tradicionalmente utilizada, os alunos produzem suas matrizes em placas de EVA. Material mais seguro, barato e fácil de manusear. Assim, as oficinas podem ser realizadas em ambiente escolar, sem necessidade de equipamentos especializados. Permitindo a participação ativa dos estudantes.

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As oficinas têm condução pelos artistas visuais Anderson Almeida e Rosana Lovato, da Oficina da Terra art studio, que atuam diretamente com os alunos. Durante as atividades, os estudantes aprendem os princípios básicos da gravura – como composição, luz e sombra, hachuras e formas. E desenvolvem suas próprias obras a partir da proposição da técnica. Além disso, a iniciativa estimula a expressão individual e coletiva, aproximando os participantes da linguagem artística de maneira prática e significativa.

Valorização

Outro ponto de destaque do projeto é a valorização do ambiente escolar como espaço legítimo de produção cultural e artística. O Xilo Alternativo reforça a ideia de que a arte pode acontecer em qualquer lugar, com qualquer pessoa e com os materiais disponíveis. Dessa forma, rompe barreiras de acesso e incentiva o protagonismo dos alunos, fortalecendo autoestima, criatividade e senso de pertencimento, especialmente em regiões onde a oferta cultural é mais restrita.

O projeto está em andamento desde fevereiro e seguirá até o fim do ano letivo nas duas unidades escolares.

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