
O botão de contestação de transações do pix já está disponível aos usuários, a partir desta quarta-feira (1º). A finalidade é facilitar a devolução de valores para as vítimas de fraude, golpe e coerção.Formalmente chamado de autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED), o botão pode ser acionado pelo aplicativo da instituição financeira com a qual o usuário tenha relacionamento.
Assim, o MED, criado em 2021, passa a ser de forma 100% digital, sem a necessidade de interação com a central de atendimento pessoal da instituição.
As mudanças nas regras do pix foram publicadas em agosto pelo Banco Central.
Contestação
De acordo com a autarquia, ao contestar a transação, a informação tem repasse instantâneo para o banco do golpista. Que deverá bloquear os recursos em sua conta, caso existam, inclusive valores parciais.
Depois do bloqueio, ambos os bancos têm até sete dias para analisar a contestação. Caso concordem que se trata realmente de um golpe, a devolução vai diretamente para a conta da vítima. O prazo para essa devolução é de até 11 dias após a contestação.
O BC explicou que o autoatendimento do MED dará mais agilidade e velocidade ao processo de contestação de transações fraudulentas. “O que aumenta a chance de ainda haver recursos na conta do fraudador para viabilizar a devolução para a vítima”.
O MED, bem como seu botão de contestação, não se aplica a casos de desacordos comerciais, arrependimento e erros no envio do pix (como erro de digitação de chave) ou que envolvam terceiros de boa-fé, por exemplo. O BC ressalta que ele é específico para fraude, golpe e coerção.
(Fonte: Agência Brasil)

Prefeitura convoca reunião preparatória com os blocos carnavalescos
Expectativa é de que, mais uma vez, os blocos de rua sejam um dos pontos altos da festa


Contas de prefeitura no sul de Minas sofrem invasão e têm valores desviados
Polícia Federal investiga golpe; administração municipal adota medidas de contenção


Callink compra a Algar Tech

Prefeito de Águas da Prata pede apoio para projeto do trem turístico
Documento é assinado por quatro cidades da região