
A prefeitura de Poços de Caldas informou que as quatro Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) conveniadas à Secretaria Municipal de Assistência Social oferecem atualmente cerca de 215 vagas para idosos. As instituições estão localizadas no centro e bairros Dom Bosco e Vila Togni. As respostas são para o Requerimento do vereador Wellington Paulista (PSDB).
Segundo a Secretaria, as ILPIs possuem estrutura adequada com acessibilidade, áreas de convivência, dormitórios, banheiros adaptados, cozinha em conformidade com a vigilância sanitária. Além de salas de enfermagem e fisioterapia. Todas contam com equipes multiprofissionais, incluindo assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, cuidadores e equipe de apoio.
Capacidade e ocupação das instituições
-
Vinha do Senhor – 30 vagas, 28 ocupadas
-
Damas de Caridade – 45 vagas, 44 ocupadas
- Publicidade - -
Lar dos Velhinhos – 100 vagas, 97 ocupadas
-
Elvira Dias – 40 vagas, 37 ocupadas
- Publicidade -
As instituições recebem repasses mensais da prefeitura por meio de convênios, que somam mais de R$ 341 mil, Garantindo manutenção, reformas e funcionamento adequado. Entre os investimentos recentes estão reformas em chalés, pintura, troca de pisos, instalação de placas solares e melhorias hidráulicas.
A Secretaria destacou que a oferta de vagas é dinâmica, variando conforme novos acolhimentos, óbitos e reintegrações familiares. A alimentação é balanceada, a higiene é assistida diariamente. As medicações são administradas sob supervisão profissional e atividades socioeducativas e de lazer são promovidas regularmente.
Para garantir qualidade, a prefeitura realiza visitas técnicas periódicas e acompanha relatórios administrativos das ILPIs. E há também fiscalização semestral do Ministério Público.
Embora não haja planejamento de expansão das ILPIs, a cidade implantou três Centros Integrados de Atenção ao Idoso (Ciadi), com o objetivo de fortalecer a rede de atendimento e promover maior convívio familiar e comunitário.