
A Secretaria Municipal de Assistência Social informou que Poços de Caldas conta atualmente com cinco serviços conveniados para acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Os atendimentos ocorrem nos abrigos Fonte da Vida, Filhos da Benção, Maia, Fonte de Vida Nova e no programa Família Acolhedora. As informações constam em resposta a Requerimento do vereador Wellington Paulista (PSDB).
Juntas, as unidades oferecem 80 vagas, mas a ocupação oscila de acordo com decisões judiciais e situações emergenciais. No momento, há 72 crianças e adolescentes acolhidos. O Abrigo Fonte da Vida, por exemplo, tem capacidade para 15 vagas, mas abriga 17, devido a grupos de irmãos.
Convênios
A gestão dos serviços é realizada por associações conveniadas. Associação Criança Feliz, Associação Beneficente Fonte de Vida Nova e Assistência Social Emanuel. Os imóveis utilizados são locados, com valores que variam entre R$ 4,5 mil e R$ 7,6 mil mensais, em contratos de um ano ou de renovação automática.
Segundo a Secretaria, todos os imóveis apresentam condições adequadas de uso, com manutenção periódica e medidas de segurança, como muros de proteção, controle de acesso e ambientes organizados para garantir o bem-estar dos acolhidos. Entretanto, apenas um Abrigo conta com adaptações de acessibilidade, incluindo rampa e banheiros adaptados.
As equipes contam com profissionais de diferentes áreas, como psicólogos, assistentes sociais, cuidadores e auxiliares, garantindo acompanhamento integral. A segurança dos acolhidos tem reforço por protocolos internos e articulação com a rede de proteção. Como Conselho Tutelar, Vara da Infância e Juventude, Guarda Municipal e demais órgãos parceiros.