
A Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas convida moradores e visitantes a prestigiarem, neste mês de outubro, as atividades em comemoração ao Dia Municipal dos Ternos de Congos. Celebrado em 5 de outubro – Dia de São Benedito no Brasil. No domingo, às 9h, acontece a Missa em Ação de Graças aos Ternos de Congos de Poços de Caldas. Isso na capela de São Benedito (praça Coronel Agostinho Junqueira).
Terça-feira, 7 de outubro, às 14h, na Câmara Municipal, acontece a abertura da exposição fotográfica que evidencia a importância dos Congos na construção histórica e cultural da cidade.
O Dia Municipal dos Ternos de Congos foi instituído pela Lei nº 9.589, sancionada em 22 de maio de 2022. A data celebra o Dia de São Benedito no Brasil. Além disso, integra o Calendário Oficial de Eventos Turísticos, Culturais e Desportivos do município.
Tradição centenária na cidade, os Ternos de Congos são a expressão máxima da Festa de São Benedito, realizada ao menos desde 1904. Ela tem registro como bem imaterial desde 2020. Os tambores reverenciam a fé e a devoção do povo ao santo negro, marca do sincretismo característico da cultura mineira.








