
Intervenções realizadas pela EPR Sul de Minas na travessia urbana da BR-459, na região de Pouso Alegre, resultaram em uma redução de 24% no número de acidentes entre janeiro e agosto de 2025. Em comparação com o mesmo período do ano anterior. A concessionária administra oito rodovias na região.
Segundo a empresa, a queda nos índices está diretamente ligada a ações de incentivo à redução de velocidade e ao aumento da atenção dos motoristas. Foram instalados três radares ao longo da via e um painel eletrônico com mensagens educativas e de conscientização.
As melhorias também incluem a instalação de 8,5 mil metros de defensas metálicas, a restauração de mais de 81 quilômetros de pavimento e a revitalização da sinalização vertical e horizontal, com a implementação de Linhas de Estímulo à Redução de Velocidade.
De acordo com a diretora-executiva da concessionária, Érica Kawatake, as iniciativas já apresentam reflexos diretos na segurança. “Seja com ações educativas, melhorias viárias ou obras de engenharia, nossa maior preocupação é promover a boa convivência no trânsito e salvar vidas. Prova disso é que conseguimos reduzir também a letalidade dos acidentes registrados no trecho urbano da BR-459, em Pouso Alegre”, afirma. No comparativo entre janeiro e agosto, os acidentes fatais diminuíram 14%.
Dia da Convivência
Na última quarta-feira (24), mais de 5 mil usuários sofreram abordagem nas sete praças de pedágio da região e no posto policial do km 123 da BR-459, em Santa Rita do Sapucaí. Isso em ação alusiva ao Dia da Convivência, que integra o Programa Conviver, do Grupo EPR. A atividade contou com distribuição de brindes, panfletos e orientações.