
Até o próximo domingo (28), o Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas realiza a programação local da 19ª edição da Primavera dos Museus. Este ano o tema é “Museus e Mudanças Climáticas”. As ações tiveram início dia 17 e reúnem palestras, oficinas, bate-papos e exposições.
O objetivo é propor reflexões sobre como os museus podem contribuir para a preservação do patrimônio cultural e natural frente aos desafios da crise climática. Entre as atrações, nesta quarta-feira (24), está a participação do projeto Para Além do Vestir, voltado para a promoção da moda consciente e da economia criativa.
Às 20h, será realizado o bate-papo “Moda e Meio Ambiente”, com as idealizadoras do projeto Áurea Grizatti, Zi Marcon e Chiara Carvalho. A conversa vai abordar os caminhos possíveis para a moda como linguagem, gesto de cuidado e instrumento de futuro. Discutindo ainda o papel das marcas autorais, do consumo ético e da construção coletiva de práticas sustentáveis.
Mudanças climáticas
A partir das 14h do mesmo dia, o projeto ocupa o espaço do Museu com experiências que convidam o público a pensar e agir de forma sustentável.
– Arara de Troca – iniciativa de moda circular em que os visitantes podem trocar uma peça em bom estado por outra disponível. Prolongando o tempo de uso das roupas e reduzindo o impacto da produção e do consumo no meio ambiente.
– Manequim “Construção do Vestir” – proposta coletiva em que o público colabora na criação de uma peça feita a partir de retalhos. Simbolizando a transformação do vestir em arte comunitária.
– Brechó Para Além do Vestir – peças selecionadas pela curadoria do projeto serão disponibilizadas a preços acessíveis. Incentivando o consumo consciente e a valorização da economia criativa local.
Moda consciente
Com seis edições já realizadas em Poços de Caldas e diversas ações formativas em escolas da rede pública, Para Além do Vestir visa promover a moda consciente, incentivar práticas coletivas e fortalecer a economia criativa no sul de Minas. Mais do que um evento de moda, a iniciativa se consolidou como um espaço de conexão entre pessoas, marcas e ideias, estimulando novos olhares para a sustentabilidade e para a transformação social.